“Rachadinha” de Janones provoca novo embate entre PF e Abin

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A investigação contra o deputado André Janones (Avante-MG) pela suposta prática de “rachadinha” provocou um novo embate, nos bastidores, entre a Polícia Federal e a Abin, a Agência Brasileira de Inteligência.

Integrantes da cúpula da PF avaliam, nos bastidores, como um “escândalo” o fato de membros da Abin terem se reunido com os ex-assessores de Janones responsáveis pela denúncia contra o parlamentar.

Conforme noticiou o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, integrantes da agência teriam se reunido com os denunciantes em Brasília em setembro de 2022, quando Jair Bolsonaro ainda estava no poder.

Segundo a reportagem, a Abin teria gravado relatos de ex-auxiliares de Janones sobre supostas irregularidades cometidas no gabinete do deputado federal, reconhecido opositor de Bolsonaro.

“O espantoso é a Abin fazendo ‘investigação’, isso é um escândalo”, avaliou à coluna um delegado que integra a atual cúpula da Polícia Federal.

Procurada pela coluna para explicar por que decidiu investigar o caso de Janones, mesmo não sendo a instância adequada, a Abin não respondeu. O espaço segue aberto para manifestações.

Nos últimos meses, a agência e a Polícia Federal já tinham entrado em embate por causa da investigação sobre o uso de um sistema irregular de espionagem pela Abin durante o governo Bolsonaro.

Áudios Além da Abin, a notícia-crime contra André Janones tem sido investigada pela PF e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em razão da prerrogativa de foro do deputado.

A denúncia é baseada em um áudio no qual um aliado Janones, sem saber que estava sendo gravado, diz ter repassado valores ao parlamentar oriundos do esquema de rachadinha.

Nos últimos dias, novos áudios vieram à tona. Dessa vez, do próprio Janones cobrando parte dos salários de seus assessores na Câmara para cobrir despesas de campanha.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Petista apresenta projeto que pode turbinar orçamento de Marina Silva

Futuro líder do PT na Câmara em 2025, o deputado Lindbergh Farias (RJ) apresentou um projeto de lei complementar que pode turbinar o orçamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva. A proposta altera o arcabouço fiscal vigente, retirando da meta do resultado primário do governo, a chamada meta fiscal, os gastos com “prevenção

Justiça determina interdição de hospital psiquiátrico em Juazeiro

O Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro, no Sertão do São Francisco, deverá ser interditado imediatamente. Determinação judicial ordenou a interdição e regulação dos pacientes oriundos do município para outra unidade hospitalar pública ou privada a cargo da administração municipal.    A decisão, expedida na última quarta-feira (15), atende a um pedido

Balança, balança, e se não cair, chegará às eleições como um bagulho

Cacareco é sinônimo de coisa sem valor. Mas em se tratando de política, escolho bagulho, que também é sinônimo, em respeito à memória de Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo que nas eleições de 1959 recebeu mais de 100 mil votos para vereador. Foi o “candidato” mais votado. Era no tempo do voto