Brasil tem recorde mundial de criação e julgamento de processos, diz Barroso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que está tentando acelerar a taxa de processos resolvidos dos brasileiros. A fala se deu durante coletiva nesta segunda-feira (4), durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ no Centro de Convenções.

 

O atual presidente da corte alegou que “o Brasil vive quase que uma epidemia de judicialização”. Conforme o magistrado, são mais de 80 milhões de processos em tramitação, um recorde mundial, ao passo que o julgamento também se dá em tempo recorde.

 

LEIA TAMBÉM

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso recebe três medalhas da justiça baiana
“Somos plurais por vocação”, diz Castelo Branco ao cravar que TJ-BA representa diversidade

 

“Apesar deste acúmulo imenso de processos, a justiça brasileira julga 30 milhões de processos por ano, portanto é um recorde mundial. Nós temos um judiciário extremamente produtivo, mas ainda assim, tudo na vida é possível melhorar e nós estamos empenhados em melhorar o judiciário”, prometeu.

 

Ainda conforme o representante da terceira instância, medidas já estão sendo tomadas para agilizar o processo. “Estamos tentando enfrentar os grandes gargalos, que estão na execução fiscal e nas ações contra o INSS, e pensando os mecanismos tecnológicos de dar agilidade à justiça brasileira”, afirmou.

 

Barroso ainda falou sobre o judiciário usar “às vezes uma linguagem desnecessariamente empolada”, razão pela qual lançou o Selo do Judiciário pela Linguagem Simples. “O judiciário é um poder, mas é antes de tudo um serviço, um serviço público se presta à sociedade e portanto nós temos que ter um compromisso de prestar o melhor serviço possível”, cravou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ônibus com 22 passageiros capota na BR-060 e deixa ao menos 10 feridos

Um ônibus que transportava 22 passageiros capotou na noite desta sexta-feira (19/12) no km 25 da BR-060, próximo a Abadiânia (GO), cidade do...

MP-BA processa dez bancos e financeiras por cobranças indevidas, falta de transparência e falhas na LGPD

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ações civis públicas contra dez instituições financeiras por práticas abusivas...