Ministra Assusete Magalhães vai se aposentar do STJ três dias antes de completar 75 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 21 de agosto de 2012, a ministra Assusete Magalhães vai se aposentar do cargo em 2024. Ela deixará a cadeira na Corte no dia 15 de janeiro, três dias antes de completar 75 anos – idade limite para o exercício do cargo. 

 

A mineira atua há 39 anos na magistratura e antes de integrar o STJ, ocupou as funções no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foi juíza federal e desembargadora federal do TRF-1, tendo sido inclusive presidente daquele tribunal (2006-2008); ministra conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2022. 

 

“Deixo a magistratura, mas o faço feliz, porque estou convicta de que todos nós – magistrados, representantes do Ministério Público, advogados – estamos irmanados na construção de um Judiciário melhor e hábil para responder aos reclamos do mundo presente”, afirmou Assusete Magalhães na sessão da Corte Especial do STJ desta quarta-feira (6), quando recebeu homenagens dos colegas de tribunal. 

 

HOMENAGENS

Segundo a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, Assusete Magalhães é um exemplo de dedicação e força para as juristas mulheres. Maria Thereza destacou na sessão o profundo conhecimento da ministra Assusete em diferentes áreas do direito, além de seu empenho na criação da Ouvidoria das Mulheres do STJ e de seu trabalho na Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac), da qual é a atual presidente.

 

Também mineiro, o ministro João Otávio de Noronha lembrou que a conheceu quando ainda era juíza federal em Belo Horizonte, e acompanhou a sua atuação como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e, depois, como integrante do STJ. “O mais importante a se destacar sobre a ministra é o seu espírito humano, o respeito à dignidade de seus semelhantes, a contribuição dela para a humanização da Justiça”, enfatizou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda ligada a sócio da Brooksfield

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão na Fazenda Beatriz, localizada em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. A propriedade pertence...

Filho de Cid Moreira é preso em SP após denúncia de agressão e suspeita de drogas

Rodrigo Radenzev Simões Moreira, filho do jornalista Cid Moreira, foi preso em flagrante em uma chácara no município de São Pedro, no interior...

Mecânico de 32 anos morre ao cair de moto em estrada vicinal na zona rural de Alcobaça

Alcobaça registrou a morte de um mecânico de 32 anos após um acidente de motocicleta na noite de sábado, na localidade Pixica, região...