Barroso participa de lançamento de livro sobre polarização política extrema no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na noite desta quarta-feira (13), enquanto os senadores se preparavam no Plenário para votar a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no STF, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, apareceu de surpresa no lançamento de um livro na Biblioteca do Senado. O livro, “Biografia do Abismo”, foi escrito em parceria por Thomas Traumann, jornalista, ex-porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff, e o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisas. 

 

O ministro Barroso, após posar para fotografias com os autores do livro, perguntou a algumas pessoas se o Plenário do Senado ficava longe da Biblioteca. Questionado pelo Bahia Notícias se ele se deslocaria ao Plenário fazer campanha pela indicação de Flávio Dino, o ministro riu e disse que se fosse lá iria acabar atrapalhando a votação do futuro ministro do STF. 

 

Barroso se despediu e saiu logo depois levando um exemplar autografado do livro “Biografia do Abismo”, lançado pela editora Harper Collins. Na obra, os autores fazem um panorama sobre como a polarização política se instalou de maneira profunda em toda a sociedade desde as eleições de 2022. 

 

Com base em pesquisas de comportamento e opinião, Felipe Nunes e Thomas Traumann exploram no livro as causas e consequências da polarização política no Brasil e também no mundo, e comentam sobre os possíveis futuros que se desenham no país.

 

“Ancorados no maior banco de dados já produzido sobre uma eleição no Brasil, Felipe Nunes e Thomas Traumann mostram os fundamentos da polarização (e calcificação) da opinião pública, as bases sociais do voto em Lula e Bolsonaro e os efeitos da disputa política em várias dimensões da vida brasileira”, disse sobre o livro o cientista político e professor da FGV/CPDOC, Jairo Nicolau. 

 

Também prestigiaram o lançamento do livro na Biblioteca do Senado o ministro da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; a ministra do STF, Cármen Lúcia; os senadores Alessandro Vieira (MDB-SE) e Humberto Costa (PT-PE), entre outros. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após 16 anos de serviço, policial militar é promovido a cabo em cerimônia no 13º BEIC

Teixeira de Freitas, BA – A Polícia Militar da Bahia promoveu o policial Sérgio Reis ao posto de cabo em cerimônia realizada na...

Buscas em rio por crianças desaparecidas em Bacabal são encerradas

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal chegam ao 19º dia sem vestígios no Rio Mearim As buscas aquáticas por Ágatha Isabelly, 6 anos, e...

Homem com tornozeleira eletrônica e outros dois são presos por suspeita de tráfico no Centro Histórico de Salvador

Três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante uma operação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) no Centro Histórico...