Inauguradas oficialmente nesta terça, Estação do Metrô e Terminal Águas Claras somaram investimento de quase R$ 600 milhões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Estação Águas Claras do Sistema de Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (26), marcando o início da circulação dos trens na região, entre a Avenida 29 de Março e a BR-324. Além da entrega da estação, que conclui o chamado ‘Tramo 3’ da Linha 1 do Sistema metroviário, também foi inaugurado o novo terminal de ônibus de Águas Claras, conectado ao sistema metroviário, com linhas municipais e metropolitanas.

 

De acordo com o Governo da Bahia, a nova estação de Águas Claras começou a operar ainda na tarde desta terça, de forma assistida, com acesso gratuito até o dia 1º de janeiro de 2024, exclusivamente no trecho Águas Claras e Campinas/Lapa. A estrutura conta com três pavimentos, cinco escadas rolantes e três elevadores, salas técnicas de sinalização, telecomunicação, gerador, baterias e subestação auxiliar, primeiros socorros, almoxarifado, vestiário, transmissão de dados e bicicletário.

 

As obras, realizadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), representaram um investimento de R$ 518 milhões para a Estação Águas Claras e R$ 72 milhões para o Terminal de Integração.

 

Essa expansão de cinco quilômetros na Linha 1 do metrô atende à demanda crescente de transporte na região, beneficiando a população que entra ou sai da capital baiana. Com a inauguração, o metrô passa a ter uma extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia.

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB); além de secretários estaduais e outras autoridades, fez a viagem inaugural, saindo da Estação Pirajá.

 

“Chegaremos com essa estação a quase meio milhão de pessoas transportadas durante o ano, e todas essas pessoas vão ganhar mais tempo. Com essa entrega, encerramos um ciclo que garante modernidade, agilidade e segurança no transporte de massa”, apontou Jerônimo.

 

Conforme o ministro da Casa Civil, o Governo da Bahia segue trabalhando para a ampliação da Linha 1 e inscreveu projetos para novas estações no Campo Grande e na Barra. “Hoje estamos muito felizes. O Governo Federal está presente neste projeto desde o início, lá atrás, em 2012, e até hoje mantemos presença que pode ser ampliada conforme os anúncios dos projetos inscritos no Novo PAC, que serão determinados a partir de janeiro”, disse Rui Costa.

 

Terminal

O Terminal de Integração de Águas Claras foi projetado em consonância com o Boulevard de acesso da Estação Águas Claras e a nova passarela da Avenida 29 de Março. Ônibus urbanos e metropolitanos começam a operar no dia 2 janeiro.

 

O equipamento possui 32 baias de operação de ônibus e 30 vagas de estoque, além de área reservada para usuários de táxi, carro de aplicativos e moto táxis; salas administrativas, salas técnicas operacionais, guaritas e equipamento de apoio aos motoristas; cinco totens com 10 tomadas para carregamento rápido e simultâneo de ônibus elétricos; e Wi-Fi de alta densidade.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Rodoviária de cidade baiana registra movimento intenso em retorno de feriado de São João

Resumo: O Terminal Rodoviário de Feira de Santana registrou movimento intenso na manhã desta quinta-feira (25), com o retorno de viajantes que curtiram...

Ivete Sangalo revela desejo de levar Beyoncé para Juazeiro: “Quando ela botar o pé nesse Rio ela vai chorar”

Resumo: Ivete Sangalo revelou, durante apresentação de São João em Petrolina, planos de receber Beyoncé em sua nova mansão em Juazeiro, às margens...

Homem fica ferido durante ação da PM para dispersar guerra de espadas na Bahia

Resumo: Um homem foi ferido por bala de borracha durante ação da Polícia Militar da Bahia para dispersar uma guerra de espadas em...