Ativista cultural de Alcobaça avalia como positiva a VI Conferência Estadual de Cultura

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O nome dela é Lailana Rosário, eleita na etapa territorial para representar a cultura de Alcobaça. Ela e outros representantes do extremo sul participaram da VI Conferência Estadual de Cultura em Feira de Santana, realizada nos dias 06, 07 e 08 de dezembro. O tema foi a cultura e a democracia em construção na terra da liberdade. Para Lailana, “a conferência é um momento muito oportuno do diálogo entre o poder público e a sociedade civil, promovendo a discussão e a construção coletiva das políticas culturais”, destacou.

Cultura de Alcobaca 1 1
Lailana Rosário (representante da cultura de Alcobaça) e Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do estado da Bahia/SECULT)

A participação dos agentes culturais em conferências é importante porque expressam o pensamento e os anseios da população, contribuindo para o fortalecimento das expressões e dos movimentos culturais, de forma que sejam visto não apenas como entretenimento, mas como parte importante da sociedade.

É nesse sentido também que pensa o Diretor de Cultura, Romário Santos, e para ele, “o governo do atual prefeito de Alcobaça, Zico de Baito, está sendo um divisor de águas na cultura, principalmente, porque há muito tempo não existia a estrutura institucional, atualmente implementada para contribuir com a construção de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento da cultura, não apenas como instrumento para a realização de eventos, mas como pilar da história, da tradição e das manifestações culturais do povo alcobacense”, destacou.

Cultura de Alcobaca 3 1
Representante da cultura de Alcobaça,
Lailana Rosário

A recriação do Ministério da Cultura e a aplicação de recursos das leis emergenciais vêm transformando a realidade, nunca antes vista nos segmentos culturais, isto porque, os movimentos menores e grupos coletivos têm sido os mais beneficiados com o fomento dessas políticas públicas.

Segundo o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Alcobaça, Serginho Figueiredo, “a representante da cultura alcobacense foi uma boa escolha, sobretudo, por fazer parte coletivo cultural de Alcobaça e por sua atuação nas causas culturais do município, como agente cultural e na mobilização de grupos da cultura municipal para a reconstrução de políticas públicas culturais”, enfatizou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...