No dia dos direitos humanos, Silvio Almeida destaca busca por empatia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, fez um pronunciamento na noite deste sábado (9/12) para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (DUDH). Na ocasião, o ministro fala principalmente sobre as ações sociais de direitos humanos do governo federal ao longo de um ano.

Almeida abriu seu pronunciamento se conectando com o brasileiro, e enfatizando o que é (ou deveria ser) a empatia – e como isso se conecta, diretamente, com a celebração dos Direitos Humanos. “Quero falar brevemente sobre um sentimento que compartilhamos. Quando a gente olha alguém sofrendo, passando por humilhação e a gente sente incômodo, angústia: o nome disso é empatia”, afirmou. “Essa é a essência dos direitos humanos, a capacidade de se importar com as pessoas”, completou.

Entre as ações governamentais de apoio à data, incluem-se políticas públicas de combate à violência e intolerância religiosa, ações afirmativas acerca da comunidade LGBTQIAP+, apoio aos idosos, e mais. “Em menos de um ano construímos politicas para fazer a diferença na vida de pessoas muitas vezes esquecidas”, afirmou Almeida. “Você é importante para nós, e trabalhamos dia e noite para que os direitos que você tem sejam respeitados”, ressaltou.

A data coincide com os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento estabeleceu pela primeira vez na história a proteção universal dos direitos humanos. Em celebração à data, o Congresso Nacional receberá projeções relacionadas a DUDH no próximo domingo (10/12), a partir das 18h.

Os Direitos Humanos (DUDH) Promulgada três anos após a Segunda Guerra Mundial, a DUDH aborda questões que garantem a dignidade humana, como: direito à liberdade, à alimentação, à moradia e ao ensino. O documento traz princípios como liberdade, igualdade, dignidade, integridade, justiça e cidadania.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Com superávit de R$ 3,4 milhões, Conselho Pleno aprova por unanimidade contas da OAB-BA

As contas de 2023 da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) foram aprovadas por unanimidade e com louvor pelo Conselho Pleno da entidade. O exercício financeiro do ano passado encerrou com superávit de R$ 3.431.529,75.      A aprovação da matéria ocorreu na

Fugitivo de presídio na Bahia é localizado em Goiás; seis ainda seguem foragidos

Um dos sete detentos que fugiram do Conjunto Penal de Barreiras, no Extremo Oeste, foi recapturado nesta segunda-feira (20). Vitor da Silva Pinto foi localizado no interior de Goiás. Ele cumpria pena por regime fechado por receptação.   A prisão contou com o auxílio da polícia goiana. A fuga ocorreu no dia 6 de maio. Os

Curso de eletrônica, biblioteca e futebol: a vida de Robinho na prisão

São Paulo — Preso há exatamente dois meses, o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, começou a frequentar um clube de leitura e se matriculou em um curso profissionalizante de Eletrônica Básica, Rádio e TV. As aulas podem ajudá-lo a reduzir a pena de 9 anos que deve cumprir pela condenação por estupro coletivo. Desde