Prevenção Combinada: conheça as estratégias de combate ao HIV e outras ISTs em Teixeira de Freitas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

1 44 1153x768 1
(Foto: Wesley Morau)

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV e outras ISTs de Teixeira de Freitas é uma referência técnica equipada com recursos laboratoriais especializados. Seu propósito é garantir acolhimento, diagnóstico precoce e assistência oportuna para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Prevenção Combinada, principal estratégia do serviço, envolve abordagens biomédicas, comportamentais e estruturais aplicadas simultaneamente em diversos níveis, adaptadas às necessidades específicas da população e formas de transmissão do HIV.

2022 04 30 Mandala Prevencao Combinada
(Créditos: UNAIDS Brasil)

Os serviços da Prevenção Combinada em Teixeira de Freitas incluem:

Testagem Regular para HIV e ISTs

 Realizada diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para identificar precocemente infecções como HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

 Ofertada gratuitamente pelo SUS, consiste no uso de antirretrovirais após exposição ao HIV, devendo ser iniciada em até 72 horas para impedir o estabelecimento do vírus.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

 Fornecida gratuitamente a indivíduos com maior risco de contato com o HIV. Requer uso diário e não protege contra outras ISTs, sendo recomendada em combinação com outras estratégias preventivas.

Prevenção da Transmissão Vertical

 Realizada durante o pré-natal, com testes para sífilis, hepatites B, C e HIV. Repetida no terceiro trimestre e no momento do parto, independentemente de exames anteriores.

Imunização para Hepatite B e HPV

 Vacinas gratuitas oferecidas pelo SUS para prevenção de hepatite B e HPV, seguindo critérios técnicos e esquemas vacinais.

Diagnóstico e Tratamento para Hepatites Virais e ISTs

 Testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C são realizados por testes rápidos ou exames laboratoriais. CTA também oferece autoteste para HIV.

Distribuição Gratuita de Preservativos e Lubrificantes

 Preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante são distribuídos gratuitamente nos equipamentos de saúde do município.

Tratamento para Pessoas Vivendo com HIV/Aids

 Oferecido pelo CTA/SAE, incluindo antirretrovirais e suporte com equipe multidisciplinar para garantir adesão ao tratamento e qualidade de vida.

O CTA, portanto, tem o papel crucial de proporcionar uma abordagem integral desde o diagnóstico até o tratamento, destacando a importância da prevenção combinada na promoção da saúde dos teixeirenses.

CTA
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Teixeira de Freitas

O post Prevenção Combinada: conheça as estratégias de combate ao HIV e outras ISTs em Teixeira de Freitas apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

CER IV de Teixeira de Freitas atende paciente em tratamento de síndrome rara; entenda

Atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas (Foto: Marley Ribeiro) No Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas, são atendidas pessoas com deficiência ou Ostomia, além de pacientes que precisam se recuperar após procedimentos cirúrgicos. Em alguns casos, a unidade representa um farol de esperança e apoio

Prefeitura promoveu curso voltado ao uso de tecnologias por agentes de saúde

Curso de aperfeiçoamento e aprimoramento aos Agentes Comunitários de Saúde (Foto: Marley Ribeiro) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, promoveu nesta semana o curso de aperfeiçoamento e aprimoramento das ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Universidade Federal do Sul (UFSB). O

Saiba como se proteger contra a dengue, zica e chikungunya

O município de Teixeira de Freitas já está em Estado de Alerta (Nível 2) para as ocorrências de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. 380 casos já foram notificados à Vigilância Epidemiológica, com o maior número de notificações nos bairros Vila Caraípe, Jardim Caraípe, Bela Vista, Centro, São Lourenço, Jardim Planalto e Monte Castelo; além