Ministério espera pagar “poupança do ensino médio” a partir de março

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Palácio do Planalto nesta terça-feira (9/1) para alinhar os programas prioritários da pasta para o novo ano. Dentre eles, há expectativa para a poupança do ensino médio, proposta em 2023 pelo governo federal.

O “pé de meia”, como chamado pelo ministro, é uma forma para contornar a evasão escolar. “Vai beneficiar milhões de jovens no ensino médio brasileira, a etapa quando há mais abandono escolar, principalmente o primeiro ano”, afirmou.

A intenção, segundo Camilo, é “iniciar nos primeiros meses o pagamento para os alunos, estamos planejando, precisa ser parceria com os estados”, disse. Questionado por jornalistas, o ministro previu para março o possível começo do programa.

No fim de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma medida provisória para conceder cerca de R$ 20 bilhões à iniciativa.

A princípio, será criada uma poupança na Caixa Econômica no nome de cada estudante beneficiado pela ação, destinado a pessoas de baixa renda e com famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais.

Para acessar o fundo, o aluno deverá manter uma frequência mínima nas aulas, receber aprovação no ano letivo, estar matriculado para o próximo ano escolar e aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Alfabetização Além de alinhar o pé de meia com governadores, o titular da Educação disse querer tratar com eles o problema da alfabetização das crianças.

“O presidente está agendando uma reunião com governadores ainda para janeiro para pactuar as metas. Hoje, 60% das crianças não aprenderem a ler e escrever se agravou com a pandemia”, falou.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

OAB-SP entra em habeas corpus de Deolane e apura possível suspensão do exercício da advocacia

Resumo – A OAB-SP, em conjunto com o Conselho Federal da Ordem, ingressou com habeas corpus em favor de Deolane Bezerra, influenciadora presa...

Erika Hilton será doutora honoris causa de universidade federal

A deputada federal Erika Hilton, representante do PSOL de São Paulo, receberá o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal Rural do...

Em Brasília, Ronaldo Caiado justifica atraso em evento empresarial após passar por pane em avião

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), chegou atrasado ao encontro com representantes do setor industrial, hoje no Centro de Convenções Ulysses Guimarães,...