Saiba quais regiões serão mais afetadas por chuvas nos próximos dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos próximos dez dias são esperadas chuvas, de pelo menos 50 milímetros, em grande parte do Brasil. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, a região Norte está no período mais chuvoso do ano. Sendo assim, a região amazônica e o Amapá terão alta possibilidade de temporais. No Centro-Oeste são esperadas pancadas de chuvas, alternadas com momentos de sol ao longo dos dias.

Os estados de Mato Grosso e Goiás concentrarão os maiores volumes de chuva, podendo alcançar marcas de 100 a 200 milímetros. No Distrito Federal, a previsão é a de que o tempo permaneça nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Um cenário parecido deve ocorrer no Sudeste, porque a região estará sob a influência da mesma massa de ar tropical quente e úmida. 

  • Chuvas trazem ao DF problemas recorrentes que podem ser resolvidos
  • Mansão de Ana Maria Braga sofre por consequência das chuvas em SP
  • Chuva volta a provocar queda de energia em SP; Enel é cobrada por moradores

“Os próximos dez dias devem ter chuva isolada frequente na região, como ocorre nos meses de verão, e com acumulados altos em alguns pontos, especialmente acompanhando temporais. A chuva deve aumentar no estado de São Paulo, inclusive com risco de precipitação isoladamente excessiva e com transtornos em algumas cidades, mas os volumes variam muito de um ponto para o outro e a precipitação não chega a ser abundante em todas as localidades”, explica o MetSul.

No Sul devem ocorrem chuvas de 50 a 100 milímetros, sendo que os maiores volumes poderão ser registrados no leste de Santa Catarina e no Paraná. “No Rio Grande do Sul, o risco de chuva excessiva é maior. Até o final desta semana, uma série de áreas de instabilidade pode provocar chuva volumosa a excessiva, inclusive com marcas acima de 200 mm em alguns pontos e risco de inundações, entre o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul”, pontua o MetSul.

Já a tendência para a região Nordeste é que chova pouco nos próximos dez dias. Maranhão, Piauí e Ceará são os estados com mais possibilidade de maiores acumulados de chuvas.

Alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (10/1), alerta laranja de chuvas intensas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas. Há também alerta laranja para tempestades em áeras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com riscos de ventos intensos, queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os avisos meteorológicos são válidos até 10h de quinta-feira (11/1).

Saiba Mais

  • maternidade 34043879 Brasil Mãe dá à luz dentro de Uber e bebê nasce nas mãos do pai, em Belém
  • abdias nascimento 34046688 Brasil Abdias do Nascimento é inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
  • sus 28274775 Brasil Redução de fila no SUS para cirurgias eletivas chegou a 72% no último ano
  • mais de dez vitimas serao veladas no ginasio municipal 1976253 34080170 Brasil Acidente na Bahia: prefeitura de Jacobina realiza velório coletivo
  • silvio 34080122 Brasil Voa Brasil terá passagens de até R$ 200 para aposentados e alunos do Prouni
  • 33460956503 027ea98b08 o 34068272 Brasil PF promete solução em breve para caso Marielle Franco

image
image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Que horas sai o resultado da Mega da Virada?

Mega da Virada chega a prêmio de até R$ 1 bilhão pela primeira vez; veja como apostar, acompanhar e resgatar Pela primeira vez na...

Adolescente desaparece e mais de 500 pessoas são resgatadas em Copacabana

Um adolescente de 14 anos permanece desaparecido após mergulho no mar de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante as festas de Réveillon. A...

Calor e chuvas: veja a previsão do tempo em SP e no resto do Brasil neste 1º de janeiro

A cidade de São Paulo começou 2026 nublada e abafada, com a previsão de máxima de 31°C e mínima de 21°C, segundo o...