Dino deve deixar ao menos 3 indicações de “presente” para Lewandowski

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

De saída do Ministério da Justiça, Flávio Dino deve deixar de “presente” para Ricardo Lewandowski o direito de fazer três indicações para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

O colegiado, que é responsável por elaborar, por exemplo, a minuta do tradicional decreto de indulto natalino, tem atualmente pelo menos três vagas abertas de membros suplentes que não foram definidas por Dino.

O ministro fez suas últimas nomeações para o CNPCP no início de dezembro de 2023, um pouco depois de ter seu nome indicado pelo presidente Lula para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o Senado aprovar sua indicaçãopara a Corte, Dino disse a aliados que deve deixar as vagas de suplência em aberto para seu sucessor no Ministério da Justiça indicar.

Ao todo, o CNPCP tem treze titulares e igual número de suplentes, todos designados pelo ministro da Justiça. Os membros costumam ser profissionais da área jurídica, professores e representantes da sociedade civil.

A função do conselho, além de elaborar o indulto natalino, é propor ao ministro da Justiça políticas de Estado no âmbito criminal e penitenciário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é presa em flagrante com cocaína embalada para venda durante cumprimento de mandado

Medeiros Neto registrou a prisão em flagrante de uma mulher durante uma operação da Polícia Civil, realizada para cumprir mandado de busca e...

Justiça da Bahia autoriza transferência de Sérgio Nahas para São Paulo

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que a Justiça estadual autorizou a transferência do empresário Sérgio Nahas, 61 anos, para...

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro tem investimento de R$ 30 milhões na Liga Forte União

O empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, possui uma participação estimada em R$ 30 milhões na Liga Forte União (LFU), entidade responsável pela...