Chuvas no Rio: Eduardo Paes decreta estado de emergência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Diante de forte temporal, que já matou dez pessoas, no Rio de Janeiro e na região metropolitana, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência na cidade, na tarde deste domingo (14/1). A decisão foi publicada no Diário Oficial local.

Dessa forma, passam a valer iniciativas como a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas e dispensa de licitação para atos da prefeitura.

O prazo de validade da situação de emergência é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. 

  • Chuvas no Rio: moradores relatam aparecimento de jacarés na rua
  • Belo Horizonte tem riscos de desmoronamentos após madrugada mais chuvosa do ano

Temporal

As chuvas alagaram vários pontos da capital fluminense e do estado. A Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio, ficou interditada durante a manhã. O subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, está alagado. As regiões mais atingidas foram a zona norte da capital e a Baixada Fluminense.

Pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes pediu que as pessoas evitem sair de casa. Ele também informou a criação de um centro de comando na Pavuna, na zona norte da cidade. Provas de concursos previstas para ocorrer neste domingo foram adiadas. O ensaio técnico na Marquês de Sapucaí foi cancelado.

Mobilização nacional

Paes agradeceu o apoio do governo federal, em meio às fortes chuvas que atingiram o estado. Ele disse que recebeu um telefonema do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Recebi ligação do ministro @waldezoficial em nome do presidente @LulaOficial colocando-se à disposição da cidade do Rio no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas que nos atingiram na madrugada de domingo. Agradeço pela solidariedade e apoio”, escreveu Paes no Twitter.

Em outra postagem, o prefeito ressaltou que, mesmo com a liberação da Avenida Brasil – uma das principais vias do Rio -, o município segue em estágio 4, penúltimo nível de perigo. Reforçou que a recomendação é para que a população evite deslocamentos pela cidade e disse ainda para as pessoas manterem-se seguras e atentas às informações do Centro de Operações Rio.

*Com informações da Agência Estado

Saiba Mais

  • j 34233409 Brasil Criança de 6 anos morre em carro arrastado por enxurrada em SP
  • kjhughftyfdtdrdr 34233774 Brasil Belo Horizonte tem riscos de desmoronamentos após madrugada mais chuvosa do ano
  • wge13601 34233657 Brasil Carnaval 2024: Belo Horizonte se prepara para receber 5 milhões de foliões


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária morre após acidente com Porsche em Balneário Camboriú

Aline Cristina Dalmolin, empresária de 40 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira após um grave acidente em Balneário Camboriú. O choque envolveu uma...

Em seis dias, mais de um milhão de pessoas solicitaram CNH pela plataforma

Com a flexibilização das exigências instituídas pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para obtenção da CNH passa por...

Maurício Kubrusly é internado na UTI após sofrer queda na Bahia

Maurício Kubrusly, jornalista de 80 anos, foi internado na Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia, após sofrer uma queda....