TJ-BA abre PAD contra juiz acusado de intimidar pessoas com armas e criticar tribunal nas redes sociais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu na sessão desta quarta-feira (24) abrir um processo administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz Antônio Henrique da Silva, da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana. O sigilo do processo foi quebrado.

 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, lembrou que o juiz já está afastado das funções. Ele foi afastado em 2019. Com a decisão de hoje, o magistrado segue longe do cargo (veja aqui).

 

Antônio Henrique da Silva é acusado de ameaçar servidores, colaboradores e até vendedores ambulantes com arma. Mais recentemente, em agosto de 2022, ele teria cometido condutas inaceitáveis durante visita realizada ao Conjunto Penal de Feira de Santana.

 

Conforme Rotondano, o juiz também utilizava redes sociais para criticar e proferir ofensas diárias ao TJ-BA, magistrados, autoridades e o diretor do presídio do município, além de se promover.

 

Em 2019, ao decidir pelo afastamento, o TJ-BA apontou uma série de outras infrações disciplinares, como: problemas com audiências de custódia, assédio moral, porte de armas de fogo em público, desrespeito às determinações da administração do fórum, afronta às instituições públicas, injúrias e grosserias contra o Poder Judiciário, falta de cortesia com colegas, servidores e advogados, e até condução de audiência por Whatsapp. 

 

À época, a sindicância determinou a realização de exame de sanidade mental. Um ano depois, em agosto de 2020, foram constatados problemas psiquiátricos tratáveis e o Pleno opinou pelo arquivamento do processo contra ele.

 

Na sessão de hoje, por unanimidade, o TJ-BA também votou pela suspensão das redes sociais do juiz Antônio Henrique da Silva, bem como do porte de arma

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivete Sangalo aproveita folga na agenda antes do último ‘Ivete Clareou’ para curtir Juazeiro

Ivete Sangalo fez uma pausa em sua agenda para se reconectar com suas raízes em Juazeiro, na Bahia. A cantora, que se apresentou...

Gêmeos são presos acusados de homicídio e roubo no Recôncavo baiano

Dois irmãos gêmeos, com 25 anos, foram detidos nesta terça-feira (9) em Cruz das Almas, na Bahia. A prisão foi realizada pela Polícia...

Produção industrial baiana sobe 2,7% em outubro e recupera perdas de mês anterior

A produção industrial da Bahia teve um avanço de **2,7%** em outubro de 2025 em comparação a setembro, revertendo a queda de **4,9%**...