Operação simula acidente com trio elétrico e atendimento a múltiplas vítimas

Publicado:

O tempo de resposta das forças de saúde, resgate e segurança influencia diretamente na capacidade de salvar vidas, reduzir danos e mitigar o impacto de acidentes graves com múltiplas vítimas. Para além da celeridade no atendimento, o simulado de atendimento a esse tipo de ocorrência, que acontece na próxima quinta-feira (1), às 11h30, na Avenida Oceânica, próximo ao Farol da Barra, busca aperfeiçoar o raciocínio clínico, a integração das equipes e a comunicação diante de situações críticas, sobretudo com a proximidade do carnaval em Salvador, que reúne milhões de baianos e turistas na maior festa de rua do mundo.

 

Mais de 250 profissionais de 16 diferentes órgãos públicos estaduais e municipais participarão do simulado, que prevê a interdição temporária de vias, com a presença de ambulâncias do SAMU e Corpo de Bombeiros, além de aeronaves da Polícia Militar e equipes da defesa civil, polícia técnica e vigilância à saúde. O simulado envolve um trio elétrico que perdeu seus freios e desceu de ré por 200 metros, atropelando mais de 50 foliões que seguiam o veículo.

 

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a realização de simulados com múltiplas vítimas é de extrema importância para preparar as equipes de emergência para lidar com efetividade em situações complexas e desafiadoras. É fundamental que diferentes órgãos atuem de forma coordenada a fim de somar seus recursos. Para além das equipes que atuam no local, o Hospital Geral do Estado (HGE) estará de prontidão para acolher os pacientes graves”, afirma a secretária estadual.    

 

A vice-prefeita e secretária municipal de Salvador, Ana Paula Matos, corrobora a fala da gestora estadual. “Nossas equipes estão em constante aprimoramento para proporcionarmos o melhor atendimento aos foliões dentro dos próprios circuitos da festa, com intervenções rápidas. Com essa ação podemos analisar o funcionamento do nosso trabalho em situações de extrema pressão, colocando em prática todo nosso planejamento e testando seu funcionamento; assim podemos fazer um trabalho assertivo, melhorando fluxos e incrementando estratégias de salvamento”, destacou.

 

O coordenador do Samu de Salvador, Ivan Paiva Filho, esclarece que o atendimento médico inicial é crucial para evitar complicações e garantir a sobrevivência das vítimas. “Equipes de resgate bem treinadas podem administrar cuidados emergenciais, como controle de hemorragias, suporte respiratório e imobilização de fraturas antes mesmo de chegar ao hospital”, avalia.

 

MÚLTIPLAS VÍTIMAS 

Quando acionado em situações de emergência, o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) reverte um estacionamento de carros em apenas dez minutos para dar espaço aos equipamentos, macas, aparelhos e profissionais que vão prestar o primeiro atendimento às vítimas que chegam nas ambulâncias. Após a simulação na Barra, os pacientes serão enviados para a unidade, que é equipada com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento. As vítimas passam por uma triagem e seguem para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e encaminhadas rapidamente para os leitos adequados à gravidade dos ferimentos.

 

O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do HGE foi o primeiro a ser implantado no Brasil, tendo sido inaugurado em 2016. O projeto surgiu a partir da troca de experiências entre baianos e alemães, em plena organização da Copa do Mundo de 2014. Especialistas das secretarias da Saúde de estados de Berlim e Frankfurt, bem como o Corpo de Bombeiros da cidade de Stuttgart, auxiliaram na concepção do projeto. O Centro foi acionado uma vez, no dia 24 de agosto de 2017, quando ocorreu um acidente com um barco em Mar Grande.

 

No dia a dia, o HGE tem equipes distintas de domingo a domingo, com seu coordenador médico, de enfermagem e todas as demais especialidades. Todas essas equipes são treinadas para atuar, independente do dia, para o atendimento de emergência em grandes desastres, sem prejuízo do atendimento normal do dia a dia.

 

SERVIÇO

 

O quê: simulado envolvendo forças de saúde, resgate e segurança para o atendimento a múltiplas vítimas.

Onde:

    • Parte 1 | Avenida Oceânica, próximo ao Farol da Barra, em Salvador

        ? Início às 11h30

    • Parte 2 | Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas (HGE)

        ? Início às 12h

Quando: quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...