China registra declínio populacional acelerado pela 1ª vez desde os anos 60

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
fotografia 7 1

A China registrou um declínio populacional acelerado no ano passado, apontam dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) do país. Em 2023, a nação asiática encerrou o ano com 1,410 bilhão de pessoas, o que representa uma queda em relação aos 1,412 bilhão de 2022. Essa foi a primeira vez desde os anos 60 que a população chinesa encolheu, com um redução de 2,08 milhões de pessoas, mais do que o dobro do registrado em 2022. Além disso, o número de recém-nascidos também caiu, chegando a 9,02 milhões em 2023, contra 9,56 milhões no ano anterior. Essa queda é resultado da política do filho único, abolida em 2016, e que levou a uma diminuição significativa na taxa de natalidade.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os dados mais recentes indicam que a taxa de fertilidade na China está próxima de 1,0, um nível considerado “ultrabaixo” pelos demógrafos. A situação demográfica é agravada pelas adversidades econômicas enfrentadas pelo país. Em todo o ano passado, o país registrou 11,10 milhões de mortes, em comparação com 10,41 milhões em 2022. Com isso, o país perdeu sua posição como o mais populoso do mundo para a Índia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Texas concede perdão a homem que matou manifestante antirracista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, concedeu perdão nesta quinta-feira (16) ao militar e motorista de aplicativo Daniel Perry, que havia sido condenado a 25 anos de prisão pela morte de um homem durante uma manifestação em 2020 organizada pelo movimento Black Lives Matter. Perry foi condenado no

Biden busca reconquistar eleitores negros em nova fase da campanha eleitoral

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Joe Biden, lançou nesta sexta-feira (17) uma iniciativa voltada ao eleitorado negro em uma tentativa de recuperar o apoio dessa parcela da população, fundamental para sua vitória contra Donald Trump em 2020 -mas que agora dá sinais de desconfiança no pleito deste ano. Biden visitou o

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

Uma jovem foi surpreendida por uma situação pouco habitual durante uma simples ida à praia, na Florida, nos Estados Unidos.  Sky estava na praia tomando sol quando foi surpreendida por algo que atravessava o mar. "Alguma vez já aconteceu com vocês de estarem tomando sol e verem uma casa flutuante, tipo uma casa no mar?"