Lula sanciona lei que inclui bullying no Código Penal e aumenta punição de crimes contra crianças

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Foi sancionada pelo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (15), a lei que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal.

 

As duas práticas fazem parte do artigo que trata de constrangimento ilegal. Com a atualização, o Código Penal determina multa para quem cometer bullying, e reclusão e multa para quem cometer o crime nas mídias digitais.

 

O texto da nova lei estabelece o bullying como “intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais”.

 

A pena pode ser de 2 a 4 anos de reclusão para quem cometer o cyberbullying, além da aplicação de multa. Foi incluído também a intimidação sistemática feita em redes sociais, aplicativos, jogos online ou “qualquer meio ou ambiente digital”.

 

O Código Penal ainda estabelece agravantes, caso o bullying seja praticado em grupo, ou seja, por mais de três pessoas e caso sejam utilizadas armas nessas situações ou se envolver outros crimes violentos incluídos na legislação.

 

O mesmo texto da lei, que foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado por Lula, eleva penas para outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

 

No Código Penal que trata de homicídio, por exemplo, a nova proposição diz que a pena por matar uma criança menor de 14 anos seja aumentada em 2/3 caso o crime tenha sido cometido em uma escola (pública ou privada).

 

Já no crime de indução ou auxílio ao suicídio, a pena agora pode aumentar se o autor for  “líder, coordenador ou administrador de grupo, de comunidade ou de rede virtual, ou por estes é responsável”.

 

Os crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) agora passam a ser considerados hediondos, onde o acusado não pode pagar fiança, ter a pena perdoada ou receber liberdade provisória.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Isabela Suarez e Georges Humbert analisam proporção positiva do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade chegou ao fim, nesta sexta-feira (17), com a marca de sucesso. Realizado durante dois dias no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o evento reuniu autoridades, juristas e especialistas para debater a necessidade de prevenção e investimento em ações sustentáveis para evitar impactos no futuro do planeta. 

Paolla Oliveira faz comparação após sósia viralizar: “Parece ou não?”

Paolla Oliveira brincou no Instagram ao comentar sobre uma sósia que viralizou na internet. A atriz publicou um vídeo para conversar com os seguidores e, depois, quis saber se as duas realmente são parecidas. “Gente, vocês encontraram uma sósia minha, é sério isso? Será que é demais eu falar que ela é linda? Não, né?

Taxista acusado de feminicídio vai a júri é e condenado a 21 anos de prisão

O motorista de táxi, Saulo Cunha Carneiro, de 45 anos, foi condenado, nesta quinta-feira (16), a 21 anos e 9 meses de prisão após julgamento no Fórum de Valente, município do território do sisal. O homem, conhecido como Saulo Taxista, foi acusado de matar a técnica de enfermagem Juliana Rocha.    Na ocasião do crime