Presidente paraguaio visita Brasília para discutir tarifa de energia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
santigo pena e lula

O presidente paraguaio, Santiago Peña, chegou em Brasília nesta segunda-feira, 15, para uma visita de trabalho. Durante sua estadia, ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para discutir questões bilaterais entre Brasil e Paraguai, incluindo a disputa em torno da tarifa cobrada pela energia da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Enquanto o Paraguai busca aumentar a tarifa, o Brasil deseja reduzi-la ou mantê-la no mesmo valor. A falta de acordo levou o lado paraguaio a bloquear o orçamento da empresa para 2024, o que pode afetar o pagamento a fornecedores, prestadores de serviços e funcionários da usina. A tarifa atualmente fixada em US$ 16,71 por kilowatt (kW) é um dos pontos de discussão na negociação entre os dois países para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata de questões financeiras. O Paraguai busca elevar o preço para a comercialização do excedente de energia e também reivindica o direito de vender a energia não utilizada para outros países.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da questão de Itaipu, a reunião entre os presidentes também abordará temas como o combate aos ilícitos internacionais, a cooperação no âmbito do Mercosul e as obras de integração de infraestrutura. Destaca-se a construção de uma terceira ponte internacional entre os dois países. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, com um comércio bilateral que totalizou US$ 6,6 bilhões em 2023. Além disso, o Paraguai abriga uma grande comunidade brasileira, estimada em mais de 254 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

As fortunas dos filhos de presidentes dos Estados Unidos

Ser filho ou filha do presidente dos Estados Unidos não o torna automaticamente rico. É claro que alguns líderes americanos foram/são mais endinheirados do que outros, mas crescer na Casa Branca, sem dúvida, lhes dá uma vantagem na vida. Muitos desses herdeiros de mandatários seguiram os passos dos pais e assumiram os negócios da família

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

Uma jovem de 23 anos morreu, na noite quarta-feira (15), depois de ter sido atingida na cabeça por uma pedra enquanto conduzia, no estado norte-americano da Carolina do Norte. Brittany Elizabeth Ferguson seguia no condado de Burke, pelas 20h40 (horas locais), quando uma pedra atravessou o para-brisas do seu automóvel e atingiu-a mortalmente na cabeça.

Píer feito pelos EUA recebe primeira leva de ajuda a Gaza, confirma porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca

Um dia após o píer flutuante construído pelos EUA na Faixa de Gaza ser concluído, os primeiros caminhões de ajuda humanitária começaram a desembarcar suprimentos na última sexta-feira (17). Segundo o Pentágono, a ideia é enviar cerca de 90 caminhões por dia, que podem chegar a 150 quando a operação atingir a capacidade máxima. Antes