Secretaria de Saúde de Guanambi reforça o trabalho preventivo contra o Aedes Aegypti e pede colaboração da população

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última semana, foi noticiado o aumento dos casos de dengue no Brasil e segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou mais de 217 mil casos da doença nas quatro primeiras semanas de janeiro deste ano. O Aedes Aegypti é o mosquito causador da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

 

Índices preocupantes

 

Em Guanambi a Secretaria de Saúde chama a atenção da população, onde também foi constatado um nível de infestação pelo mosquito em vários bairros da cidade. Segundo preconiza o Ministério da Saúde o índice de infestação máximo deve ser de 1%, entretanto, a Vigilância Epidemiológica já detectou em vários bairros infestação de até 14,9%.

 

Trabalho preventivo sendo feito

 

Os 56 Agentes de Combates às Endemias (ACE), trabalhando na sede e distritos, realizam visitas domiciliares para o tratamento focal e eliminação de criadouros domésticos do mosquito, a cada 60 dias, cinco vezes ao ano. Além disso, é feito a borrifação, para bloqueio, em áreas de casos notificados. Nas lagoas, tabuas e canais de drenagem, a equipe de zoonoses aplica produtos químicos para eliminar focos do mosquito. É realizada também, a coleta de pneus nas borracharias da cidade, para a correta destinação. “A contaminação pela doença em 75% dos casos é provocada por focos de mosquito dentro da própria residência”, destaca Eugênia Cotrim, diretora da Vigilância Epidemiológica.

 

Ação colaborativa de toda a sociedade

 

“Nós da Secretaria de Saúde estamos empenhados, mas precisamos da participação da população para combater o mosquito. Tivemos um período chuvoso e agora as temperaturas altas, condição propícia para proliferação do mosquito. Precisamos da participação de todos, para evitar um surto de dengue em nosso município”, enfatiza o secretário de saúde Edmilson Júnior.

 

Alerta na Bahia e todo Brasil

 

O Estado da Bahia e vários estados estão em situação de alerta pra um possível surto de dengue, e em Guanambi não é diferente. Já foram notificados 23 casos da doença e um caso confirmado, 11 casos notificados de Chikungunya aguardando resultados e seis casos de Zika vírus notificados aguardando resultados.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiros bebês de 2026 nascem na rede estadual de saúde da Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou os primeiros nascimentos de 2026 na rede estadual. Em Salvador, o primeiro bebê...

Homem morre após agressão na zona rural de Maetinga

Um homem morreu após ser agredido na Fazenda Queimadas, na zona rural de Maetinga, nesta quarta-feira (31), por volta das 13h. A informação...

Foragido por roubo é preso após identificação por Reconhecimento Facial no Festival Virada Salvador

Um homem foragido da Justiça por roubo foi preso na madrugada desta quinta-feira (1), durante o Festival Virada Salvador, na orla da Boca...