Moraes prorroga inquérito em que Bolsonaro é acusado de incitar atos do 8/1

Publicado:

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro do STF Alexandre de Moraes prorrogou um dos inquéritos sobre os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Moraes estendeu o prazo das diligências em 180 dias. Segundo o despacho do ministro, a prorrogação foi determinada “considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes”. A decisão é de sexta-feira (2) e entrou no sistema do STF nesta segunda-feira (5) (5).

BOLSONARO FOI INCLUÍDO NO INQUÉRITO EM JANEIRO DE 2023

O ex-presidente entrou para a lista de investigados a pedido da PGR. A solicitação foi acolhida por Moraes, que afirmou que, como consequência da conduta de Bolsonaro, é possível observar o mesmo modus operandi de divulgação usada por suposta organização criminosa investigada no inquérito.

Moraes citou “intensas reações” de Bolsonaro nas redes sociais. Para o ministro, a publicação de discurso de ódio em plataformas digitais por parte do ex-presidente também configuram comportamento semelhante ao das pessoas que incitaram os ataques que destruíram a Praça dos Três Poderes.

O ministro disse que o ex-presidente também repete condutas investigadas no inquérito das milícias digitais. “Circunstâncias que, em tese, podem ter contribuído de maneira muito relevante para a ocorrência dos atos criminosos e terroristas”, disse Moraes.

PGR DISSE TER VISTO ‘INDÍCIOS FORTES’ DE INCITAÇÃO

Representação foi entregue durante o mandado de Augusto Aras na PGR. Os integrantes do MPF disseram que Bolsonaro, ciente da escalada da violência em Brasília, incitou a população ao divulgar o vídeo com informações falsas e ataques ao sistema eleitoral, se valendo de sua influência sobre apoiadores.

MPF relembrou que não foi a primeira vez que Bolsonaro utiliza suas redes sociais para promover conteúdos contra o sistema eleitoral e atacar as instituições. Ao longo do mandato e, especialmente durante a campanha eleitoral, o ex-presidente tentou colocar em xeque o processo eleitoral com informações falsas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-One Direction foi usado em golpe que desviou R$ 26 milhões. Entenda

Louis Tomlinson, ex-integrante do One Direction, se tornou involuntariamente parte de um golpe internacional que movimentou cerca de R$ 26,5 milhões. Um grupo...

Saiba o que é a Lei Magnitsky imposta por Trump contra Moraes e esposa

A aplicação da Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, reforça as ameaças...

Vídeo. Mulher tem cabelo incendiado após panela de pressão explodir

Uma mulher teve o cabelo incendiado após a explosão de uma panela de pressão em um restaurante de Belo Horizonte, Minas Gerais, na...