Vacina da dengue pode chegar à Bahia no final de fevereiro, diz secretária de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O mês de fevereiro além de trazer a alegria do Carnaval pode trazer um outro acontecimento que vai marcar a história de brasileiros e baianos. Trata-se da chegada e do início da distribuição da vacina contra a dengue.  O Ministério da Saúde já tinha anunciado que a campanha de vacinação da dengue se iniciaria em fevereiro em todo o país. 

 

Agora, após o anúncio da pasta, a secretária de saúde do estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, indicou que o imunizante da Qdenga tem previsão e a expectativa de chegar ao estado no fim deste mês de fevereiro. 

 

A declaração da titular da Sesab aconteceu durante entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na Salvador Fm 92,3 , apresentado por Maurício Leiro e Rebeca Menezes. Na ocasião, Roberta informou que uma reunião com a ministra da saúde, Nísia Trindade, na tarde desta quarta, deve definir o prazo para a vacina chegar na Bahia. 

 

“Temos hoje uma reunião com o fórum de governadores e com a ministra [Nísia Trindade] para falar sobre a dengue. Que está aí no cenário nacional preocupante, em que pese a Bahia está com os números comparados ao ano passado menores em torno de 23%, mas isso não é ponto de tranquilidade. A vacina vai chegar, mas também preciso falar que a empresa que faz a produção não tem a capacidade para fornecer a capacidade que a gente precisa”, contou. 

 

A chefe da saúde da Bahia explicou ainda que pessoas entre 10 a 14 anos devem ser os primeiros beneficiados pelo imunizante. 

 

“Então nesse primeiro momento foi definido pelo Ministério da Saúde que pacientes ou pessoas que tenham entre 10 e 14 anos serão os primeiros beneficiados. Mas, a gente precisa fazer um trabalho de que a vacina não pode ser pensada como única forma imediata de resolver o problema da dengue. O problema da dengue deve ser resolvido nos domicílios, no cuidado em casa, cada um pode fazer sua parte. E a vacina é sem dúvida a última opção, como fumacê é, que tanto as pessoas pedem. Então a vacina é uma solução, mas de médio a longo prazo, agora a gente vai priorizar essa categoria de pessoas que estão enquadradas nessa faixa pq é as que mais demandam hospitalização em decorrência da dengue”, disse. 

 

Em seguida, a secretária confirmou que a expectativa é que o imunizante chegue em fevereiro na Bahia. 

 

“Então, a vacina vai chegar, o Governo federal trouxe, a expectativa é que chegue final de fevereiro, mas a gente vai ter hoje a reunião com a ministra e vamos ter informações e jajá a gente divulga nas redes do governo e da secretaria de saúde”, revelou Roberta. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende acusado que tentou matar homem durante comemoração de futebol no interior baiano

Um jovem de 23 anos investigado por tentativa de homicídio foi preso na manhã desta segunda-feira (26) na localidade de Caititu, em Itaberaba,...

Ex-vereador é preso acusado de matar ex-esposa no Sul da Bahia

Ex-vereador preso suspeito de matar companheira em Aurelino Leal, Bahia Um ex-vereador de Aurelino Leal foi preso na última sexta-feira, apontado como suspeito...

Suspeita de matar animal doméstico é presa pela PM na Região Metropolitana de Salvador

Guarnições da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Coppa) prenderam, nesta segunda-feira (26), uma suspeita de matar um animal doméstico na Rua Alfredo Magalhães,...