GDF propõe reajuste de 18% a policiais penais, mas impõe condição

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A negociação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os policiais penais avançou nesta semana. Após a categoria ameaçar suspender o serviço voluntário, o GDF se dispôs a dar reajuste salarial à categoria.

A proposta do GDF é de conceder 18% de aumento de uma só vez, percentual que seria aplicado a partir de março. O governo considerou que, como os policiais civis e militares já tiveram o reajuste de 18% incorporados, seria justo pagar aos policiais penais o mesmo percentual.

O Palácio do Buriti, contudo, tem uma condição: quer que os policiais penais desistam da inclusão da categoria no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

O governo federal custeia, por meio do FCDF, a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF. No ano passado, o GDF atendeu pedido dos policiais penais e enviou ao Executivo federal a solicitação para que a categoria também ficasse vinculada ao fundo.

Os policiais penais foram os únicos que não receberam reajuste em 2023, em âmbito local e federal. O GDF deu aumento de 18%, dividido em três parcelas anuais de 6%, a todos os servidores distritais. Como o processo da Polícia Penal tinha sido enviado ao governo federal, ela ficou de fora dessa recomposição.

Também em 2023, a Presidência da República e o Congresso aprovaram reajuste de, em média, 18% para os policiais civis, militares e bombeiros. No caso dos profissionais pagos pelo FCDF, o aumento foi aplicado em duas parcelas, incorporadas em julho de 2023 e em janeiro de 2024.

O Sindicato dos Policiais Penais no Distrito Federal (Sindpol-DF) fará uma assembleia, às 9h desta sexta-feira (23/2), para debater a proposta do GDF. O encontro será em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mansão inspirada em Versace e Paris: esposa de bilionário filmou obras

A influencer Cinthya Marques, esposa do bilionário João Adibe, gravou em agosto um vídeo nas obras da mansão da família nos Jardins, um...

Body scanner flagra cinco mulheres tentando entrar com drogas e álcool na Cadeia Pública de Salvador

A manhã desta terça-feira (30) em Salvador foi marcada por uma série de ocorrências que mobilizaram equipes da polícia da cidade, da inteligência...

Batida de trens em Machu Picchu deixa um morto e cerca de 70 feridos

Um grave acidente ferroviário envolvendo dois trens no setor de Pampacahua, Km 94 da rota para Machu Picchu, no Peru, deixou uma vítima...