GDF propõe reajuste de 18% a policiais penais, mas impõe condição

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A negociação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os policiais penais avançou nesta semana. Após a categoria ameaçar suspender o serviço voluntário, o GDF se dispôs a dar reajuste salarial à categoria.

A proposta do GDF é de conceder 18% de aumento de uma só vez, percentual que seria aplicado a partir de março. O governo considerou que, como os policiais civis e militares já tiveram o reajuste de 18% incorporados, seria justo pagar aos policiais penais o mesmo percentual.

O Palácio do Buriti, contudo, tem uma condição: quer que os policiais penais desistam da inclusão da categoria no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

O governo federal custeia, por meio do FCDF, a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF. No ano passado, o GDF atendeu pedido dos policiais penais e enviou ao Executivo federal a solicitação para que a categoria também ficasse vinculada ao fundo.

Os policiais penais foram os únicos que não receberam reajuste em 2023, em âmbito local e federal. O GDF deu aumento de 18%, dividido em três parcelas anuais de 6%, a todos os servidores distritais. Como o processo da Polícia Penal tinha sido enviado ao governo federal, ela ficou de fora dessa recomposição.

Também em 2023, a Presidência da República e o Congresso aprovaram reajuste de, em média, 18% para os policiais civis, militares e bombeiros. No caso dos profissionais pagos pelo FCDF, o aumento foi aplicado em duas parcelas, incorporadas em julho de 2023 e em janeiro de 2024.

O Sindicato dos Policiais Penais no Distrito Federal (Sindpol-DF) fará uma assembleia, às 9h desta sexta-feira (23/2), para debater a proposta do GDF. O encontro será em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Juíza manda ouvir deputado sobre rachadinha de funcionária de Hugo Motta

Resumo: a Justiça Federal investiga Ivanadja Velloso Meira Lima, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta, por suposto esquema de “rachadinha”...

STF decreta ponto facultativo no dia do jogo do Brasil

O STF decretou ponto facultativo para segunda-feira, 29 de junho, às 14h, em função do jogo da Seleção Brasileira. O Governo do Distrito...