Projeto apresentado por Capitão Alden busca aumentar pena para quem faz denunciação caluniosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Já está tramitando na Câmara dos Deputados o primeiro projeto apresentado pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) neste ano de 2024. O projeto do deputado baiano – o Pl 98/2024 – tem como objetivo alterar o Código Penal para estabelecer o aumento de pena na conduta tipificada como “Denunciação Caluniosa” que envolva ambiente familiar de coabitação.

 

O deputado Capitão Alden afirma que apresentou a medida para que a legislação brasileira possa ser mais justa ao buscar coibir quem faz denúncias falsas. O projeto prevê em seu texto aumento da pena em “?”, caso a imputação ocorra em relações onde haja ou tenha havido coabitação.

 

Na justificativa do seu projeto, o deputado do PL baiano afirma que no transcurso penal das ações observou-se que muitas das denúncias, após as apurações, são consideradas falsas, acarretando prejuízos morais aos acusados e prejuízo ao Estado que investe nas investigações. O deputado diz ainda que, em muitos casos, as denúncias vazias incorrem também no art. 340 do Código Penal, pela falsa comunicação de crime.

 

“O que se propõe é que ao final da investigação penal, caso seja configurada a conduta do artigo 339 do Código Penal (Denunciação Caluniosa) que seja aplicada uma causa de aumento de pena em 2/3 da pena base, caso esta denunciação caluniosa envolva ambiente familiar de coabitação”, afirma Capitão Alden em seu projeto.

 

O deputado federal pela Bahia diz ainda que, em pesquisas recentes, “a jurisprudências de tribunais no País mostra a utilização das leis, importantíssimas ao Brasil no tocante à proteção da mulher e das crianças como instrumento de vingança. Assim sendo a presente alteração legal tem o objetivo de coibir tais condutas”, explica. 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda vítima de acidente na BA-290 é identificada; motorista do Fiat Toro completa 5 dias foragido

Teixeira de Freitas registra mais uma fatalidade em um grave acidente na BA-290. A segunda vítima foi identificada na tarde desta quinta-feira (12):...

Vizinho ameaçou morador em condomínio no DF: “Vamos ver se tu é homem”. Veja vídeo

No condomínio Vista do Mirante, em Arniqueira, uma disputa sobre uma nascente ganhou contornos de confronto entre moradores. Imagens de segurança, gravadas em...

Operação conjunta recolhe animais soltos em rodovias e autua proprietário por maus-tratos em Nova Viçosa

Nova Viçosa, BA - uma operação conjunta entre a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de...