Após caso Vai-Vai, deputado quer punir escola de samba que ofender PM

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Após o caso da escola de samba paulista Vai-Vai, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) protocolou na Câmara um projeto para punir entidades que ofenderem a Polícia Militar (PM).

A proposta foi apresentada na Quarta-Feira de Cinzas (14/2) e estabelece “punições” a entidades que recebem recursos públicos e promovem “desrespeito” a “instituições e religiões” ou fazem “apologia a atividades criminosas”.

“Esta lei estabelece punições para entidades públicas ou privadas que tenham recebido recursos públicos e os tenham utilizado para promover mensagens ofensivas, de ódio ou desrespeito a instituições, religiões ou façam apologia a atividades criminosas”, diz o projeto.

Dentre as punições, Augusto propõe multar e suspender o recebimento de recursos públicos por um período de um a dois anos — prazo que pode aumentar para de dois a quatro anos, em caso de reincidência.

Em sua justificativa, o deputado federal bolsonarista cita o episódio da Vai-Vai e chama as fantasias da escola de samba paulista que retrataram policiais como demônios de “ato de desrespeito e ofensa”.

“Trata-se de medida de suma necessidade na nossa sociedade democrática, para repelir o desvio imoral do uso de dinheiro público para manifestações ofensivas a instituições, religiões e até para apologia a atividades criminosas”, justifica o parlamentar.

Lei Rouanet Como mostrou a coluna, a Vai-Vai chegou a receber a autorização do Ministério da Cultura para captar até R$ 2,1 milhões via Lei Rouanet para usar no desfile deste ano.

A autorização foi dada em julho de 2023. Inicialmente, a escola poderia angariar os recursos até 31 de dezembro. Em janeiro, contudo, o governo Lula prorrogou o prazo até abril de 2024.

Apesar da autorização dada pelo governo federal, a escola de samba disse à coluna não ter utilizado recursos da Lei Rouanet em seu desfile deste ano.

Segundo a assessoria de imprensa da Vai-Vai, a agremiação não usou os recursos no desfile de 2024 porque não conseguiu arrecadar o mínimo exigido pela Lei Rouanet, de 20% do montante autorizado pelo governo.

Caso consiga arrecadar o mínimo até abril de 2024, como previsto no novo prazo prorrogado pelo Ministério da Cultura, os recursos devem ser usados pela escola somente no Carnaval de 2025.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por meio das redes sociais, Viih Tube e Eliezer revelaram o nome do segundo filho

O casal de ex-BBBs Viih Tube e Eliezer revelaram o nome do segundo filho que esperam juntos. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, eles anunciaram de forma divertida a escolha do nome do menino: Ravi. No vídeo, eles dançaram com os personagens lançados para o canal de Lua Di Felice, cada um segurando um

Roberto de Carvalho mostra quadro pintado por Rita Lee

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Roberto de Carvalho continua fazendo a alegria dos fãs de Rita Lee ao compartilhar em suas redes fotos e lembranças da mulher, que morreu em maio de 2023, vítima de câncer. Nesta sexta (24), ele mostrou em sua conta no Instagram uma pintura feita pela cantora. Trata-se de um

Confira 4 filmes e 5 séries em destaque na Netflix neste fim de semana

Focada em entregar para o seu público a maior quantidade possível de conteúdos de forma diária, a Netflix segue lançando filmes e séries originais. E claro, também adicionando títulos de outras empresas. Os últimos dias não tiveram tantos lançamentos como de costume na plataforma de títulos exclusivos, mas ainda assim estas novidades foram suficiente para