Em discurso na AL-BA, Jerônimo cita luta contra facismo, retomada econômica com BYD e construção de nova Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

“O Brasil conseguiu derrotar o fascismo que, dentre tantas atrocidades a que submeteu o país, ainda ameaçou a nossa jovem democracia”. Essas foram as palavras escolhidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante seu discurso na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde desta quinta-feira (1).

 

LEIA TAMBÉM

Adolfo Menezes elogia “gentileza” de Jerônimo Rodrigues para com parlamentares da AL-BA

 

O governador exaltou a luta do governo pela democracia desde o 8 de Janeiro – quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas -, defendeu as instituições da República e afirmou que estas tiveram suas competências desrespeitadas entre 2020 e 2022, “gerando desarmonia entre os poderes com espionagem de líderes sociais, criminalização dos partidos políticos e um radical desmantelamento das políticas sociais e econômicas do país”. 

 

Sobre os aspectos econômicos, Jerônimo falou sobre aumento do desemprego entre 2019 e 2022, poder de compra e pobreza, ao dizer que “foram anos difíceis, que não podem jamais ser esquecidos, mas que estão sendo progressivamente superados com a ação destacada do Presidente Lula e sua equipe de ministras e ministros”.

 

“Em parceria com o Governo Federal, municípios e sociedade civil, retiramos 2,2 milhões de famílias da extrema pobreza na Bahia. Isso só foi possível integrando ações. Mais de 6 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, cerca de 43,8% da população da Bahia. Somente em 2023, 20 bilhões de reais foram repassados diretamente às famílias. Já do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, foram repassados 7,4 bilhões de reais para mais de 534 mil pessoas”, afirmou o governador.

 

Jerônimo ainda destacou o “lugar de destaque” que a Bahia vem ocupando na pauta de transição energética foi justamente o que fez a BYD, maior fabricante mundial de carros de energia limpa, vir para o Estado. “Fruto de várias reuniões realizadas tanto no Brasil quanto na China, envolvendo o setor privado, o Governo da Bahia e o Governo Federal, nosso Estado está recebendo uma fábrica de veículos elétricos e híbridos, com a mais alta tecnologia da indústria automotiva mundial, que deverá gerar entre 5 e 10 mil empregos diretos e indiretos para a produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos e também no processamento de lítio e ferro fosfato. Na primeira fase, a meta é implantar as três unidades fabris com capacidade instalada para a produção de 150 mil veículos por ano já no final de 2024 e o início de 2025”, pontuou o governador.

 

NOVA BAHIA

O governador ainda destacou que a construção de uma “nova Bahia” passa pelos investimentos em educação como condição necessária para reduzir desigualdades e promover desenvolvimento para o Estado. “Nos últimos anos, apostamos fortemente na qualificação da rede estadual de ensino e no aprimoramento das condições de aprendizagem por meio da valorização dos profissionais da educação; apoio e fomento ao desenvolvimento estudantil e, também, uma notável transformação física dos espaços educacionais”, disse o chefe do executivo baiano.

 

O governador ainda pontuou a relevância da Bahia quando o assunto é produção de energia limpa, explicando que o Estado vem contribuindo para a redução das emissões de carbono na atmosfera e para o consequente combate às mudanças climáticas. A Bahia utiliza a energia limpa como vetor de desenvolvimento econômico e social, com a geração de postos de trabalhos, os chamados empregos verdes.

 

“Até setembro de 2023, a Bahia contava com 286 usinas eólicas e 71 solares em operação, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Juntos, os empreendimentos geraram cerca de 140 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Com os 68 parques em construção e os 207 em fase de planejamento estimamos a geração aproximada de 113 mil empregos. Além destes, ainda estimamos que através das 536 usinas solares em construção e em fase de planejamento sejam gerados 682,5 mil vagas de trabalho em toda a cadeia produtiva. Agora em 2023 demos mais um salto nesse sentido e a Bahia foi o primeiro estado do Brasil a apresentar um plano de economia para a indústria de hidrogênio verde, o combustível do futuro”, afirmou Jerônimo.

Confira o discurso completo do governador.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Não há nada a esconder sobre o que você acredita’, diz Anitta sobre exaltar candomblé

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após perder mais de 200 mil seguidores por falar sobre candomblé no novo videoclipe, Anitta adiantou o lançamento da gravação. Inicialmente previsto para estrear na quinta-feira (16), a cantora disponibilizou o vídeo nesta terça (14). "Estou entregue nesse videoclipe. Não só por retratar um pouco da minha espiritualidade sem filtros

Solidão e culpa: uma em cada 4 gestantes sofre de depressão pós-parto

Ao se tratar da maternidade, principalmente no Dia das Mães, comemorado no último domingo (12/5), é comum ver esse laço de parentesco ser resumido a um momento exclusivamente de alegrias. No entanto, para uma em cada quatro mulheres que dão à luz no Brasil, essa pode ser uma experiência angustiante, traumática e solitária. Elaborado pela

Cantora Iza anuncia gravidez de uma menina e revela nome da filha

Nome escolhido para a filha do casal faz referência ao filme live-action “O Rei Leão”, em que a Iza dublou a personagem Nala Montagem: Instagram/@iza A gravidez de quatro meses foi anunciada pela primeira vez em abril A cantora Iza anunciou em suas redes sociais que está grávida de uma menina. Acompanhada do jogador Yuri Lima