Embaixador em Israel só deve encontrar Mauro Vieira no final da semana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Chamado ao Brasil para consultas, o embaixador brasileiro em Israel, Fred Meyer, só deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no final desta semana.

Segundo fontes do Itamaraty, o embaixador chegará ao Rio de Janerio, onde o chanceler brasileiro despacha ao longo desta semana, apenas na noite da quarta-feira (21/2).

Na quarta e na quinta-feira (22/2), contudo, Mauro Vieira estará focado nas reuniões com chanceleres de outros países do G20 que acontecem na capital fluminense.

A expectativa no Ministério das Relações Exteriores é de que Meyer e o chanceler só consigam sentar para conversar com calma no final da quinta ou na sexta-feira (23/2).

Gesto de insatisfação O governo brasileiro chamou o embaixador em Israel para consultas em um gesto para demonstrar insatisfação com o tratamento dispensado por autoridades israelenses ao Brasil nos últimos dias.

Além de pedir para Meyer voltar, Mauro Vieira convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para prestar esclarecimento. Os dois conversaram na segunda-feira (19/2), no Rio.

A crise diplomática entre os dois países foi desencadeada por uma declaração dada por Lula no domingo (18/2) comparando os assassinatos de palestinos na Faixa de Gaza cometidos por Israel ao Holocausto.

A relação de Israel A fala causou forte reação de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves” e que Lula “cruzou a linha vermelha”.

O governo de Israel também convocou o embaixador do Brasil em Tel Aviv para cobrar explicações. Em uma atitude não usual, as autoridades israelenses levaram Meyer para o Museu do Holocausto.

Nessa terça-feira (20/2), Israel dobrou a aposta. Pelas redes sociais, o chanceler daquele país, Israel Katz, voltou a cobrar pedido de desculpas de Lula e questionou. “Como ousa comparar Israel a Hitler?”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Supremo fixa parâmetros para instauração de investigação criminal pelo Ministério Público

Em sessão nesta quinta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu parâmetros para que o Ministério Público (MP) instaure procedimentos investigativos por iniciativa própria. A questão foi analisada no julgamento de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs), apresentadas para questionar regras do Estatuto do Ministério Público da União (Lei Complementar 75/1993), da Lei Orgânica Nacional

Cabeleireira é vítima de agressão sexual em Salvador e suspeito é procurado

Uma cabeleireira foi vítima de estupro, nesta sexta-feira (03), no bairro Politeama, região central de Salvador, durante a saída do seu local de trabalho. A vítima foi estuprada e teve o seu celular roubado durante a ação. O caso foi encaminhado para a 1° Delegacia no Complexo Policial dos Barris.   A TV Bahia, a

Criminoso que torturou homem a chicotadas é preso pela PM em Goiás

O 37º Batalhão da Polícia Militar de Goiás prendeu, nessa sexta-feira (3/5), um criminoso que teria torturado, a chicotadas, um homem em Pirenópolis, a 150 quilômetros de Brasília (DF). Ronimar Pereira de Freitas Lourenço seria o homem que aparece em um vídeo dando chicotadas em um rapaz que está sentado no chão. A tortura seria