Pela 1ª vez na história fuga é registrada em penitenciária federal de segurança máxima; dois estão foragidos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na manhã desta quarta-feira (14), dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A dupla, segundo o g1, é ligada ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que está preso no mesmo presídio. Eles foram transferidos para a unidade  em 27 de setembro de 2023, após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco – que resultou na morte de cinco detentos, três deles decapitados.

 

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima. 

 

Os dois fugitivos são Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, conhecido também como “Tatu” ou “Deisinho”. Ele são do Acre. 

 

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou durante a manhã desta quarta que recebeu solicitação de apoio para recaptura e “o apoio está sendo dado”. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte também informou que auxilia nas operações de busca.

 

A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura dos fugitivos, e também para apurar a investigação das responsabilidades no episódio, de acordo com o blog da Camila Bonfim. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), informou nesta tarde que vai até Mossoró.

 

O Sistema Penitenciário Federal (SPF), administrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi criado em 2006. De acordo com a pasta, o sistema foi criado com o objetivo de combater o crime organizado, isolar lideranças criminosos e os presos de alta periculosidade.

 

No site da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) consta que “desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais (LEP)”.

 

Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), que recebem presos de alta periculosidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Irã mata mulheres na forca e soma 224 execuções no ano, denuncia ONG

A ONG internacional Iran Human Rights (IHR) denunciou a execução de duas mulheres na forca, neste sábado (18/5). Segundo dados da organização, a República Islâmica intensificou o uso da pena de morte com fins políticos, chegando a 224 execuções somente em 2024. Neste sábado, foram enforcadas duas mulheres e cinco homens. Parvin Musavi, de 53

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva recebe Medalha Irmã Dulce na Câmara de Salvador

Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Baltazar Miranda Saraiva foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador. Em sessão solene no plenário Cosme de Farias, realizada na última quarta-feira (15), o magistrado recebeu a Medalha Irmã Dulce. A honraria foi proposta pelo vereador Téo Senna (PSDB).    "Este momento é muito gratificante para mim

Porto seguro abre concurso para torcedores escreverem o hino do clube

Fundado em 2023, o Porto Seguro Sport Club ainda está engatinhando no futebol. Com apenas um ano de vida, o clube agora busca criar uma identidade. Para isso, o Porto decidiu lançar um concurso para que os torcedores escrevam o hino do clube.   "Torcida Avante Porto, chegou a hora de soltar a criatividade e