Teixeira de Freitas está em estado de alerta para ocorrências de arboviroses; entenda

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIEP) e Programa de Endemias — informa que o município de Teixeira de Freitas encontra-se em Estado de Alerta (Nível 2) para as ocorrências de arboviroses. 

380 casos destas doenças foram notificados à VIEP até o momento, datados entre 1 de janeiro de 17 de fevereiro de 2024. O número em questão é aproximadamente 65% maior do que a quantidade de casos notificados no mesmo período em 2023, com a prevalência de casos de chikungunya (220), seguido de dengue (158) e zica (2). No momento, ocorre a investigação de dois óbitos que podem estar relacionados às arboviroses. Os bairros com maior prevalência de notificações são: Vila Caraípe, Jardim Caraípe, Bela Vista, Centro, São Lourenço, Jardim Planalto e Monte Castelo; e a comunidade Duque de Caxias.

A administração pública reitera que uma Sala de Crise já foi formada para discutir e implementar o plano de ação e contingência para enfrentamento às arboviroses. Devido ao aumento dos casos, internações e possíveis óbitos, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas reivindica (junto ao Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde) o carro de dispersão de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “Fumacê”, a ser usado nas localidades de maior ocorrência e incidência de casos.

As ações dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) estão fortemente mantidas com visitas aos domicílios e áreas de risco, bem como em locais com focos de infestações por larvas do Aedes aegypti. Há também a articulação com a Secretaria de Infraestrutura para realização de mutirões para remoção de entulhos, potenciais criadouros do mosquito. 

Para a efetividade das ações, é essencial que o cidadão teixeirense esteja consciente e ativo no que se refere à prevenção das arboviroses e o tratamento adequado junto às unidades de saúde. Saiba mais clicando aqui.

O post Teixeira de Freitas está em estado de alerta para ocorrências de arboviroses; entenda apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura decreta luto oficial pela morte do ex-prefeito Temóteo Brito

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com profundo pesar o óbito de Temóteo Alves de Brito, aos 82 anos, ex-prefeito da cidade por três mandatos. Como forma de homenagear sua relevância na história municipal, decreta luto oficial em memória. Temóteo foi o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas em 1985, quando a cidade

Morre Temóteo Brito, ex-prefeito de Teixeira de Freitas

Temóteo Alves de Brito morreu aos 82 anos. As causas da morte e o local de velório e sepultamento ainda não foram divulgados. Ele nasceu em Maiquinique/BA, no dia 09 de novembro de 1941. Foi um respeitado agropecuarista. Temóteo Brito, como era mais conhecido, conta...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Atendimento médico em Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas, a Rede de Atenção Básica no município se destaca pela variedade de serviços oferecidos — desde vacinação até atendimentos médicos e odontológicos —, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos