Lagoa em Feira registra mais 1 tonelada de peixes mortos; chuvas fortes influenciaram em mortandade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A mortalidade de peixes tem chamado a atenção em uma lagoa de Feira de Santana. Em dois dias, mais de uma tonelada apareceu morta na Lagoa Grande. O fato ocorreu após as recentes chuvas que caíram no município.

 

Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o ambientalista João Dias afirmou que devido ao aumento de volume de água, o reservatório teve as condições alteradas, com a diminuição de oxigênio e aumento de temperatura no espaço. Um aspecto visível na lagoa dos últimos dias foi que a ficou água turva.

 

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

 

“Toda vez que a água fica turva, com a turbidez maior, o peixe tem dificuldade de filtrar essa água através das brânquias para respirar. Isso foi um dos fatores que matou o peixe. O outro foi que essas mudanças bruscas que diminuem o oxigênio da água. Como o peixe precisa retirar o oxigênio da água, não tendo oxigênio suficiente, os peixes morrem”, disse ao site feirense.

 

O ambientalista advertiu as pessoas a não recolher os peixes mortos, uma vez que podem estar contaminados. As espécies que já foram encontradas mortas são nativas, como o Mussum, o Cambotar, a Traíra e o Acari.

 

Segundo João, algumas espécies introduzidas na lagoa, tipos exóticos de peixes, como Tilápia e Tucunaré, ainda não foram prejudicadas, mas podem vir a óbito devido às mudanças na água. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Um privilégio que poucos podem ter”: David Martins destaca oportunidade no Bahia e aprendizado com Rogério Ceni

Meta descrição: Bahia vence Bahia de Feira pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026; meia David Martins comenta sobre Rogério Ceni e convivência...

MP-BA convoca audiência pública sobre instalação de unidade de semiliberdade feminina em Salvador

Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoverá, no próximo dia 21 de janeiro, uma audiência pública para colher relatos técnicos e manifestações da população...

Governo Federal concede incentivo fiscal de R$ 151 milhões para obras na BR-101 em trecho no extremo sul da Bahia

O Ministério dos Transportes aprovou o enquadramento do contrato de concessão da BR-101, nos trechos que ligam a Bahia ao Espírito Santo, no...