Contêineres com materiais para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chegam a Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Seis contêineres com equipamentos e materiais que serão usados na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica desembarcaram no sábado (9) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. 

 

Embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro, até chegar em carretas a Bahia, a viagem durou cerca de 34 dias. Até este domingo (10), chegarão mais 4 contêineres, totalizando dez. 

 

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a chegada dos materiais é “mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”. A ponte, fruto de uma parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, recebe um investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões.

 

Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos que serão usados na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Foram trazidas, três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas.

 

O sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados. Ainda entre os equipamentos estão: uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material a ser coletado no mar.

 

SOBRE A SONDAGEM
A sondagem é uma atividade necessária para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. São obtidos fragmentos do solo no local onde serão instalados os pilares e essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado.

 

Já foram iniciadas as sondagens em terra no município de Vera Cruz, dia 31 de janeiro, e em Salvador, dia 21 de fevereiro. Nos próximos dias, o serviço será realizado na área de borda do mar de Vera Cruz, em uma plataforma que já está montada. Em seguida, começa a sondagem em águas rasas e profundas com uso de balsas de grande porte e os equipamentos chineses que chegaram no sábado (9). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda redução de cargos comissionados na Câmara de Correntina

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Correntina, expediu uma recomendação de caráter urgente ao presidente da...

Governador anuncia nome “Iguatemi” para estação do metrô na antiga rodoviária de Salvador

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou nesta segunda-feira (19) o nome da nova estação de metrô na Avenida Antônio Carlos Magalhães,...

Kike Oliveira treina normalmente e pode ser novidade contra o Barcelona de Ilhéus; Sanabria segue com transição

Bahia realizou mais uma sessão de treinamentos na manhã desta segunda-feira (19), no CT Evaristo de Macedo, dando continuidade à preparação para o...