Em 5 anos, CLDF aprovou 1.039 leis; 46 foram derrubadas na Justiça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou 1.039 leis entre 2019 e 2023. Ao todo, 46 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais e acabaram derrubadas. O número corresponde a 4% das normas aprovadas na Casa, o que vem sendo ressaltado em reuniões entre os deputados distritais e o Governo do DF (GDF).

A inconstitucionalidade, em outras palavras, significa que a lei aprovada tem uma desconformidade com a Constituição. Recentemente, os parlamentares derrubaram 64 vetos do GDF a projetos de lei da Câmara Legislativa, mas o Buriti reagiu prometendo entrar na Justiça com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) para derrubar as leis promulgadas. A alegação é de que os textos invadem competências exclusivas do Poder Executivo.

É nesse cenário que surgem diálogos entre deputados e GDF. Nessa segunda-feira (11/3), houve uma reunião de distritais com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, para buscar soluções. A promessa do governo foi avaliar com cuidado cada legislação. Desde fevereiro, quando a CLDF derrubou vetos de Ibaneis Rocha (MDB), o Distrito Federal passou a ter 64 novas leis, que agora são alvo de debates jurídicos.

Dados da Câmara Levantamentos da Câmara Legislativa dos últimos 5 anos mostram 1.222 normas aprovadas. São 967 Leis Ordinárias, 72 Leis Complementares, 146 Decretos Legislativos, 11 Emendas à Lei Orgânica e 26 Resoluções. De todas elas, 48 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais. A maior parte tinham artigos que eram irregulares, segundo a Constituição, e a inconstitucionalidade não dizia respeito a todo o texto.

Já na legislatura entre os anos de 2015 a 2018, foram 1.120 normas aprovadas pelos deputados distritais. Desse total, 110 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) ou Supremo Tribunal Federal (STF), o que representa 9,82% de inconstitucionalidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alerj adia decisão da CCJ sobre prisão de Rodrigo Bacellar para segunda-feira

1. A reunião extraordinária da CCJ da Alerj, que decidira sobre o parecer para manter a prisão do presidente afastado Rodrigo Bacellar (União),...

Homens se estapeiam em restaurante popular após descarte de marmita

Briga entre dois homens interrompe atendimento em Restaurante Social no Centro de Ceilândia Uma briga entre dois homens em situação de rua interrompeu o...

MPF participa de teste público de segurança das urnas para as Eleições de 2026

Principais pontos: 1) o Ministério Público Federal participa do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais (TPS), conhecido como teste da urna, para...