Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

De autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), o projeto de Lei de nº 549/2024, propõe que pessoas que forem condenadas pelo crime de racismo sejam proibidas de assumir cargos, empregos e funções públicas.

 

De acordo com o parlamentar, apesar da indicação e das leis que buscam o combate ao racismo, os casos de discriminação são ainda muito presentes em nossa sociedade, por isso o projeto acrescenta o artigo 20-e à Lei no 7.716 de 1989, conhecida como Lei do Racismo. O projeto tramita de forma conclusiva às comissões da Câmara Federal.

 

“Em alguns estados brasileiros, a exemplo da Bahia e da Paraíba, a vedação de que pessoas condenadas por racismo assumam cargos públicos já é uma realidade. A presente proposta visa ampliar esse movimento em todas as esferas do serviço público, incluindo cargos efetivos, comissionados e de confiança”, disse Valmir.

 

O deputado ainda afirmou que quando se verifica a condenação por racismo em suas mais diversas facetas indicadas pela legislação vigente, não é admissível que esta pessoa se torne servidor público. “Trata-se de algo incompatível com o exercício do cargo”, concluiu. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de matar casal a tiros em Salvador foi entregue à polícia por parente

O suspeito de assassinar a ex-namorada e o atual companheiro em frente a uma igreja no bairro de Brotas, em Salvador, confessou o...

Natal de sangue: jovem é morto a tiros em churrasco na frente da mãe

Jovem de 23 anos é morto a tiros durante churrasco de Natal em Contagem; caso segue em apuração ...

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...