RealTime Big Data: Paes lidera intenções de voto na disputa pela prefeitura do Rio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A sete meses das eleições municipais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pré-candidato à reeleição, aparece com 40% das intenções de voto em pesquisa do instituto RealTime Big Data divulgada nesta terça-feira, 26. O índice é igual a soma dos porcentuais dos outros cinco pré-candidatos mais bem colocados na disputa após o atual chefe do Executivo carioca.

De acordo com a pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são citados no questionário -, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece em seguida, com 13% das intenções de voto na disputa pela prefeitura do Rio.

O terceiro colocado é o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 9% das intenções de voto. Na sequência, aparece a deputada estadual Martha Rocha (PDT), com 8%. Otoni de Paula (MDB) tem 6% e Rodrigo Amorim (União), 4%. Pedro Duarte (Novo) e Cyro Garcia (PSTU) têm 2% de preferência de votos cada, enquanto Marcelo Queiroz (PP), 1%. Outros 7% responderam que votariam nulo ou branco e 8% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Paes vence os adversários com ampla vantagem em todos os recortes apresentados pelo RealTime Big Data: gênero, faixa etária, renda e região da cidade.

O levantamento, encomendado pela Record, foi registrado na Justiça Eleitoral sob RJ-04917/2024. Foram entrevistadas 1.000 pessoas entre os dias 22 e 23 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos, com 95% de nível de confiança.

Segundo turno e rejeição

O RealTime Big Data testou três cenários de segundo turno. No primeiro cenário, Eduardo Paes venceria Ramagem por 55% a 29%. No segundo, teria 64% contra 20% de Tarcísio Motta. Também venceria Martha Rocha, do PDT, por 58% a 27%.

A rejeição ao pré-candidato do PL, apoiado por Bolsonaro, de 33%, é menor que a de Paes, 38%. O índice dos que dizem que votariam com certeza no atual prefeito, no entanto, é maior do que os que apoiam Ramagem (23% a 7%).

O instituto ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a atual gestão e Eduardo Paes: 58% responderam que aprovam e 36%, desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diácono de igreja onde líder abusou de menores pediu “pacto de sigilo”

O caso do ex-líder da Igreja Batista Filadélfia no Guará (DF) envolve acusações de abusos sexuais contra ao menos quatro adolescentes, todos do...

Flávio Bolsonaro se reúne com dono do BTG Pactual em São Paulo

Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato às eleições presidenciais de 2026, reuniu-se com o empresário André Esteves, dono do BTG Pactual, na mansão do administrador,...

Brasil emite certidão de óbito de pianista morto na Argentina em 1976

A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no...