TAGS

Bahia participa da 1ª Reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento do Matopiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, participou da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA Matopiba), reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável da região. 

 

O encontro foi realizado nesta terça-feira, dia 26, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.

 

O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980. A região compreende 337 municípios em 31 microrregiões geográficas, que somam cerca de 73 milhões de hectares. A produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão, mas conta também com possibilidade de expansão em nichos como fruticultura e florestas.

 

Em novembro de 2023, o Governo Federal editou o Decreto Nº 11.767, que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba – PDA-Matopiba. O Plano visa promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável, fundado nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que estão sendo realizadas interdições totais e em ambos os sentidos na BR-324, no município de Amélia Rodrigues, devido à passagem de cabos de energia. As interdições estão em vigor neste sábado (27), no km 535, em frente ao Posto de Combustível Oleum Bessa e à empresa Fortmax.  

Adolescente é assassinado em Feira de Santana; Vítima tinha 15 anos

Um adolescente de 15 anos, identificado como Guilherme Araújo Santos, foi vítima de homicídio por arma de fogo, na noite de sexta-feira (26), no distrito de Jaíba, na Tapera II, em Feira de Santana.   Segundo informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, moradores da região ouviram disparos no momento do crime. Guilherme, natural

Vitória da Conquista anuncia as contratações de zagueiro e volante para a Série B do Baiano

De olho em brigar pelo acesso para voltar à elite do futebol baiano, o Vitória da Conquista segue montando o seu elenco para a disputa da Série B do Campeonato Baiano. A diretoria do clube anunciou as contratações do zagueiro Rivaldo, de 22 anos, e do volante Guga, 35.   Natural de Itiruçu, Rivaldo tem