Briga de Ana Hickmann e ex pode ser caso de alienação parental?

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A briga de Ana Hickmann e ex levantou questionamentos sobre possível alienação parental. Divorciados desde o fim do ano passado, eles têm protagonizado vários desentendimentos, inclusive a notícia “Ex da Ana Hickmann acusado de abandonar o filho”, foi veiculada recentemente.

Briga de Ana Hickmann e ex pode ser caso de alienação parental?

Em novembro de 2023, Ana Hickmann e Alexandre Corrêa anunciaram a separação, depois de 25 anos juntos. Contudo, a situação se tornou mais complexa quando dias depois os advogados de Alexandre ameaçaram processar Hickmann por alienação parental. Eles alegaram que ela estaria dificultando o contato entre pai e o filho, Alexandre, de 10 anos.

Na época, em um vídeo divulgado nas redes sociais, Corrêa revelou que não via o filho há 17 dias. No entanto, devido a uma medida protetiva contra ele por acusação de violência doméstica, Ana detinha a guarda da criança, impossibilitando o contato direto, que fosse mediado por ela, entre pai e filho

A advogada Fernanda Paiva, especialista em direito de família e sucessões, em entrevista ao Gshow,  comentou que, nesse caso, aparentemente a situação não se enquadrava como alienação parental. Pois era de interesse do pai buscar outras formas de contato com o filho, como por meio de terceiros – avós e babá, por exemplo, antes de alegar alienação.

Nova acusação de alienação parental contra Ana Hickmann

No início de janeiro, Alexandre Correa, ex-marido de Ana Hickmann, solicitou a prisão da apresentadora, acusando-a novamente de alienação parental, conforme divulgado pelo jornal O Estadão. Alegou que Ana não havia entregado o filho para passar o período de férias escolares com ele entre os dias 3 e 10 de janeiro, conforme determinado pela Justiça.

Ana Hickman
Ana Hickmann. Foto: Arquivo

Em resposta, Ana afirmou que a decisão judicial especificava que o período de férias de Alexandre com o filho seria entre 3 e 10 de janeiro, desde que não houvesse nenhum compromisso previamente agendado. Destacou que suas férias estavam programadas entre os dias 3 e 7 de janeiro, e que, após acordo entre os advogados de ambas as partes, o período foi alterado para os dias 9 a 17 de janeiro.

Sendo assim, alegação de alienação parental novamente não se manteve, pois, conforme esclarecido na nota da equipe de Ana, a decisão judicial estabelecia que Alexandre passaria as férias com o filho apenas entre os dias 3 e 10 de janeiro, caso não houvesse nenhum compromisso prévio.

O que é alienação parental?

Alienação parental é uma situação na qual um dos genitores (pai ou mãe), ou até mesmo terceiros – que tenham a guarda, influenciam negativamente a criança ou adolescente a fim de prejudicar o vínculo afetivo com o outro genitor.

Isso pode ocorrer de diversas formas, como difamando a imagem do outro genitor, dificultando ou impedindo o contato com ele, manipulando informações ou induzindo sentimentos de repúdio. O objetivo é criar uma relação de rejeição ou distanciamento entre o filho e o parte genitora alvo da alienação.

Essa prática é prejudicial ao desenvolvimento emocional e psicológico da criança e é considerada crime pelo ordenamento jurídico de muitos países, incluindo o Brasil.

Relembre a separação de Anna Hickmann

Em novembro de 2023, Ana Hickmann e Alexandre Corrêa se divorciaram após um episódio de agressão física por parte do até então marido durante uma discussão, marcando o fim do casamento.

Ana contou em entrevistas que uma crise financeira nas empresas do casal desencadeou a briga.

Também por conta disso, Alexandre enfrenta investigações por desvio de dinheiro, falsidade ideológica e está com dívidas acumuladas.

Ainda de acordo com Guinho Santos do Portal RD1, o ex de Ana Hickmann foi acusado de abandonar o próprio filho por não aparecer para visitá-lo nas datas marcadas, porém, por meio do advogado, Alexandre disse que a notícia, divulgada por Leo Dias, era falsa.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Após briga viralizar, Fabio Assunção e Daniel Alvim se manifestam: ‘A gente é muito irmão’

A briga entre os atores viralizou nas redes sociais, então, os atores gravaram vídeo juntos para explicar o desentendimento e destacar que são amigos. Fabio Assunção, 52 anos, e Daniel Alvim, 49, vieram a público se manifestar sobre o flagrante de briga que eles tiveram...

Faustão agradece doador de coração em vídeo; homem tinha 35 anos e era jogador de futebol

A família do apresentador Fausto Silva publicou um vídeo nesta quarta-feira (31) em que o apresentador agradece publicamente o doador do coração que recebeu neste final de semana, Fabio Cordeiro da Silva tinha 35 anos e morava no litoral paulista. Apesar da atitude parecer nobre, não...

Homem usa espada japonesa para colocar bandidos para correr

Fisioterapeuta conhecido como "Samurai de BH" afasta tentativa de furto de bicicletas com uma katana japonesa em Belo Horizonte. O incidente ocorreu em agosto, mas as imagens viralizaram nas redes sociais na última sexta-feira (25).O vídeo mostra Allison perseguindo os suspeitos com a espada,...