Iphan reconhece chorinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A cerimônia para oficializar a decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural foi realizada nessa quinta-feira (29/2), no Clube do Choro de Brasília.

O pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro e pelo Clube do Choro de Santos (SP) ao Iphan por meio de abaixo-assinado.

Com o reconhecimento, o gênero passa a ser considerado como parte da cultura e história do país e será registrado no Livro das Formas de Expressão do instituto, que reúne as manifestações artísticas em geral.

Leia: Choro de Brasília entra na rota do turismo cultural do DF

O Clube do Choro de Brasília comemorou o resultado da mobilização nas redes sociais. “É, antes de tudo, uma vitória do povo brasileiro. O Choro é um gênero com mais de 160 anos de existência, que está na raiz da nossa música popular e representa uma síntese cultural de todas as raças que construíram e constroem o Brasil”, diz nota publicada no perfil da escola nas redes sociais. 

“Para nós, do Clube do Choro de Brasília, essa emoção é ainda maior. Em primeiro lugar, porque assinamos, mais de dez anos atrás, o pedido de reconhecimento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma iniciativa que reuniu chorões do país inteiro. E também porque neste momento estamos aqui representando Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Villa Lobos e tantos outros mestres que pavimentaram essa estrada por onde a gente hoje pode caminhar”.

Atualmente, além do choro, o Brasil tem outros 52 bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, entre eles o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Davi perde 400 mil seguidores após desabafo de Mani Reggo e se declara para ex: “Tô te esperando”

A crise no relacionamento do campeão do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, atingiu as suas redes sociais e fez com que mais de 400 mil pessoas deixassem de seguir o baiano nas últimas horas. O morador de Cajazeiras caiu de 10,5 milhões para 10,1 milhões de seguidores no Instagram até a publicação desta matéria. 

Pivô da separação de Belo e Gracyanne ganha mais de 100 mil seguidores e divulga parcerias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A divulgação da separação de Gracyanne Barbosa e Belo fez bem para o personal trainer Gilson de Oliveira, apontado como pivô do rompimento. Isso porque ele conseguiu sair de 3.000 seguidores para mais de 100 mil em poucas horas. Com isso, ele tem aproveitado a alta procura pelo perfil para

Por onde anda Fábio William, queridinho do público e demitido da Globo

Fábio William era apresentador do telejornal DFTV1 e ainda costumava cobrir César Tralli no Jornal Hoje da Globo. Mas, em abril de 2023 tudo mudou quando ele foi demitido da emissora dos Marinhos. Ele usou as redes sociais para comentar sua demissão. Na ocasião, a saída dele da Globo foi uma grande surpresa para todos