Governo brasileiro condena ataque ao consulado iraniano na Síria

Publicado:

O Ministério das Relações Exteriores condenou, nesta quarta-feira (3/4), o ataque aéreo contra o consulado do Irã em Damasco, capital da Síria, na última segunda-feira (1º/4). A ação militar foi atribuída a Israel, que não confirmou nem negou a autoria. O comunicado do Itamaraty não menciona Israel.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que o ataque não “ficará sem resposta”. “Dia após dia, assistimos ao reforço da frente de resistência e à repulsa e ao ódio das nações livres contra a natureza ilegítima” de Israel “e esse crime covarde não ficará sem resposta”, pontuou.

A ação militar destruiu o prédio e causou a morte de Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária iraniana. Além disso, outras 10 pessoas morreram, sendo sete iranianos, dois sírios e um libanês.

O Itamaraty reiterou a importância do respeito à soberania e à integridade territorial dos países e do princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares.

“O governo brasileiro lembra, ademais, que o respeito à soberania e à integridade territorial dos países é princípio basilar da Carta das Nações Unidas e exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção”, informou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O governo brasileiro expressou preocupação com o possível aumento da hostilidade no Oriente Médio.

Ataque na Síria O embaixador do Irã na Síria, Hossein Akbari, destacou que o consulado foi atingido por seis mísseis disparados de caças F-35, do governo de Israel.

O Irã, em comunicado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que tem direito de revidar o ataque de Israel e pediu ação emergencial do Conselho de Segurança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é executado por traficantes em Pirajá, em Salvador

Um homem foi assassinado por traficantes na Rua Ana Ariane, no bairro de Pirajá, em Salvador. De acordo com informações preliminares da polícia,...

Homem que invadiu Embrapa esfaqueou o ex com 5 golpes após usar spray

Na última segunda-feira (6/10), Enzo Cardoso Vaz Ribeiro, de 22 anos, invadiu a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada na Asa Norte, e...

Ministro Flávio Dino destaca papel do Judiciário como guardião de regras em era de avanço tecnológico

O XVII Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) trouxe à tona...