I Jornada de Direito da Saúde, realizada pelo Conselho da Justiça Federal, mobiliza protagonistas do sistema de justiça e de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

A I Jornada de Direito da Saúde está marcada para os dias 13 e 14 de junho de 2024, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília (DF). O evento é uma realização do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

 

O objetivo da Jornada é proporcionar uma análise crítica de propostas relacionadas ao Direito da Saúde, a partir de debates entre Magistrados(as), Procuradores(as), advogados(as) públicos(as) e privados(as), professores(as), especialistas convidados(as) e interessados(as) na matéria.

 

A Coordenação-Geral do evento é do Vice-Presidente do CJF, Diretor do CEJ e Corregedor-Geral da Justiça Federal, Ministro Og Fernandes. Já a Coordenação Científica é exercida pelo Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luís Felipe Salomão, e pelo Diretor-Geral da Enfam, Ministro Mauro Campbell Marques.

 

O evento, que contará com a apresentação e a análise de enunciados, está estruturado em cinco comissões temáticas:

 

Comissão I – Saúde Pública. Presidente: Ministro Benedito Gonçalves;

Comissão II – Saúde Suplementar. Presidente: Ministro Antônio Carlos Ferreira;

Comissão III – Evidência e papel das instituições Anvisa/Conitec/ANS. Presidente: Ministro Villas Bôas Cueva;

Comissão IV – Oncologia, doenças raras e regulação de filas. Presidente: Ministro Afrânio Vilela; e

Comissão V – Apoio à gestão do processo e à tomada de decisão. Presidente: Ministro Marco Buzzi.

A Comissão IV terá um representante baiano, o Desembargador Mário Albiani Júnior, que atuará na condição de Jurista no tema. Para o Magistrado, “a judicialização da saúde é pauta crescente nas lides judiciárias, justificando-se análise criteriosa de suas variáveis e integração entre as diversas instituições que a protagonizam. Por isso a oportunidade de reunir, em enunciados de pensamento sintético, diversas orientações é medida que favorece o sistema de justiça e de saúde, em seu aperfeiçoamento contínuo”.

 

Aos interessados, a participação na Jornada é feita mediante a apresentação de Enunciados. O prazo para o envio de propostas às cinco comissões da I Jornada de Direito da Saúde segue aberto até o dia 8 de abril. As proposições devem ser remetidas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal do CJF.? Clique aqui e acesse.? 

 

O evento conta com 14 horas-aula e está voltado a Ministros de Tribunais Superiores, Magistrados Federais e Estaduais; Procuradores e Promotores de Justiça; Advogados da União; Defensores Públicos; Advogados; Professores Universitários; Especialistas convidados; e proponentes com propostas aceitas.? 

 

Cabe salientar que a participação é condicionada a convite ou àqueles com proposições admitidas, conforme previsto no art. 14 do Regimento da I Jornada de Direito da Saúde.? 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia investiga se crianças de Bacabal foram vistas em hotel de SP

A investigação envolve o desaparecimento de Ágatha Isabelly, 6 anos, e Allan Michael, 4, ocorrido no início de janeiro na localidade do Quilombo...

Dupla suspeita é presa após serem apontados como autores de assaltos na Av. Paralela

Dois suspeitos de assaltos foram detidos pela Esquadrão de Motociclistas Águia na madrugada de domingo (25), na Avenida Luís Viana Filho, em Salvador,...

Após raio, Nikolas fecha caminhada com oração e cobranças a Alcolumbre

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é omisso por não instalar a CPMI do...