Salman Rushdie fala sobre facadas em 1ª entrevista para a TV após atentado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritor Salman Rushdie, que em 2022 foi esfaqueado no pescoço e no abdômen durante uma palestra nos Estados Unidos, descreveu como foi o atentado em sua primeira entrevista a um canal de TV desde o acontecido.

Em agosto daquele ano, Hadi Matar, de 24 anos, invadiu o palco da Chautauqua Institution, localizado na cidade de mesmo nome a cerca de sete horas de carro de Nova York, e esfaqueou o escritor de então 75 anos. Ele recebeu cerca de 10 golpes.

“Confesso que às vezes imaginei meu assassino surgindo em algum fórum público ou outro e vindo atrás de mim exatamente dessa maneira. Então, meu primeiro pensamento quando vi essa forma assassina correndo em minha direção foi: ‘Então é você'”, disse na entrevista para o programa “60 Minutes” na CBS.

O ataque, cometido por um jovem americano de origem libanesa suspeito de simpatizar com os xiitas do Irã, fez com que o autor perdesse a visão de um olho e ficasse no hospital por seis semanas.

“Um dos cirurgiões que salvou minha vida me disse: ‘Você teve muito azar e depois teve muita sorte’. Eu disse: ‘Qual é a parte da sorte?’ e ele disse ‘Bem, a parte da sorte é que o homem que atacou você não tinha ideia de como matar um homem com uma faca'”, contou.

O escritor está prestes a lançar seu livro “Knife: Meditations After an Attempted Murder” -ou faca: meditações após uma tentativa de homicídio”, que fala sobre o ocorrido. Ele sofria ameaças de morte desde a publicação de “Os Versos Satânicos” nos anos 1980.

O livro, que faz um relato ficcional da vida do profeta Maomé, incomodou o líder supremo do Irã, Aiatolá Ruhollah Khomeini, que emitiu em 1989 uma fatwa, ou sentença de morte, pedindo a execução de Rushdie e oferecendo US$ 2,5 milhões por sua cabeça. A fatwa foi revogada há 25 anos.

Leia Também: Brasileiro é preso nos EUA por 12 acusações de pedofilia

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça dos EUA reconhece processo de liquidação do Banco Master 

A Justiça dos EUA reconheceu, em 8 de janeiro de 2026, o processo de liquidação do Banco Master e determinou o bloqueio de...

Câmara dos EUA aprova com 230 votos projeto de lei para estender subsídios de saúde por mais 3 anos

Câmara dos EUA aprova extensão de subsídios de saúde por 3 anos; Senado aguarda. A Câmara dos EUA aprovou nesta quinta-feira 230-196 votos uma...

Venezuela anuncia libertação de ‘número significativo’ de presos políticos, incluindo estrangeiros

Venezuela anuncia libertação de número significativo de presos políticos, incluindo estrangeiros Venezuela anuncia libertação de número significativo de presos políticos, incluindo estrangeiros A Venezuela informou...