Advogado de líder do PCC é preso por fraudes em licitações

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Operação deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) nesta terça-feira (16) contra empresas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC), resultou na prisão do advogado Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, 37 anos. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Ele é um dos defensores de André de Oliveira Macedo, o André do Rap. Conhecido líder do PCC, André do Rap está foragido desde 2020 depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) cassou o habeas corpus do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que soltou o traficante. 

 

A força-tarefa investiga um grupo envolvido no esquema que atuava para beneficiar empresas ligadas ao PCC em contratos públicos com prefeituras, câmaras municipais e governo do estado. Também há indicativos da corrupção sistemática de agentes públicos e políticos e diversos outros delitos – como fraudes documentais e lavagem de dinheiro.

 

As suspeitas recaem sobre licitações em cidades como Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri, Itatiba e outras. A estimativa, segundo o MP-SP, é que os contratos movimentaram R$ 200 milhões.  

 

O MP-SP cumpriu, até o final da manhã, 13 dos 15 mandados de prisão temporária e 42 ordens de busca e apreensão. Dois alvos estão foragidos.

 

Entre os presos estão três vereadores de diferentes cidades paulistas: Flavio Batista de Souza (Podemos), o Inha, de Ferraz de Vasconcelos, na região do Alto Tietê; Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel, conhecido como “Luizão Arquiteto”; e Ricardo de Oliveira (PDT), de Cubatão, na Baixada Santista, conhecido como “Ricardo Queixão”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens em motocicleta colidem com carro durante tentativa de fuga da polícia em Salvador

Fuga de abordagem policial resulta em acidente em Salvador Na madrugada de quinta-feira, 25, dois homens em uma motocicleta sem capacete e sem CNH...

Morador grava PMs atirando e matando pit-bulls que atacaram criança

Um morador do Setor Sul do Gama registrou o momento em que dois cães da raça pit bull foram mortos pela Polícia Militar...

Auditor da CGU flagrado em agressão já havia sido condenado por ameaçar gerente no DF

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) David Cosac Júnior, de 50 anos, foi alvo de notícia após ser flagrado em vídeo agredindo...