Homem é absolvido por furtar camisa do Bahia: “Princípio da insignificância e inexistência de crime”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O juiz titular da Vara Criminal de Araci, no Sisal baiano, José Brandão Netto, absolveu um homem por furtar uma camisa do Esporte Clube Bahia. O Ministério Público estadual (MP-BA) ofereceu denúncia contra o acusado por “ter tentado subtrair” o uniforme do time. O caso aconteceu em dezembro de 2014.

 

Segundo a denúncia, o rapaz escalou uma grade de acesso onde funcionava a lanchonete em um posto de gasolina, e após furtar a camisa tentou sair do local pela área dos caixas, mas foi “contido” pelo vigilante do estabelecimento. 

 

O magistrado aplicou o princípio da insignificância e afirmou que o caso revela a inexistência de crime, em razão da atipicidade do fato. Embora reconheça a conduta como reprovável, o juiz indica que não se justifica a aplicação de pena rigorosa ao acusado.

 

“O reconhecimento da atipicidade do fato não conduz à impunidade da conduta, apenas limita as suas consequências, afastando a incidência do Direito Penal, reservando a aplicação de outras ciências jurídicas”, destaca José Brandão Netto na sentença obtida pelo Migalhas. 

 

O magistrado segue dizendo que caso o furto tivesse sido consumado, caberia a aplicação do “limite de 10% do salário mínimo como teto máximo para aplicação do princípio da insignificância e se rejeitar a aplicação deste, mas, como dito anteriormente, o crime foi tentado e o réu ainda foi deito na época”.

 

Após as análises jurídicas, o juiz fez um breve comentário a partir da perspectiva do futebol. “Ainda que do ponto de vista do futebol, o Esporte Clube Bahia tenha a camisa mais “pesada” no Norte/Nordeste do Brasil, sendo um time de vultosa importância no cenário nacional, no caso concreto, da tentativa de furto de uma camisa do referido time, diga-se de passagem, Bicampeão Brasileiro da 1ª divisão, sendo único time fora do Sul-Sudeste do Brasil a levantar a referida taça, não há como deixar de aplicar o princípio sob comento”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três trabalhadores ficam feridos após explosão na Refinaria de Mataripe

Três trabalhadores ficaram feridos na tarde da última sexta-feira, 12, após uma explosão na subestação 3 da Refinaria de Mataripe, em Candeias, Bahia....

Traficante baiano é preso com carro de luxo em Lauro de Freitas após atuar em facção de São Paulo

Um líder de facção, que possuía ligação com uma organização criminosa paulista, foi preso na noite desta sexta-feira (12) em Lauro de Freitas,...

Polícia apreende plantação de maconha no extremo sul da Bahia

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na apreensão de dez pés de maconha cultivados irregularmente em uma propriedade rural na...