Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Esse processo foi dividido em duas etapas, com o primeiro sendo realizado na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril, e a segunda marcada para a próxima quarta-feira, dia 24 de abril, ambas no plenário da Câmara de Vereadores de Alcobaça.

Além do conhecimento técnico, na proposta de de educação permanente, essa capacitação contou com técnicas de tratamento integrativo de feridas na prática, análise dos diferentes tipos de feridas, bordas, bandagens, curativos e os cuidados especiais com diabéticos, dentre outros temas.

IMG 4363 scaled 1
Eneuzita dos Santos, técnica de enfermagem, há 25 anos no serviço público de saúde

Há mais de 25 anos atuando como técnica de enfermagem, Eneuzita dos Santos, ficou surpresa com a iniciativa. “Poucas vezes presenciei tanto empenho e dedicação em apoiar e capacitar os profissionais de saúde, como agora, nessa gestão”, disse.

Para a técnica de enfermagem, Ilma Nascimento, “essa foi uma grande oportunidade de capacitação e atualização de conhecimentos e técnicas de atendimentos de saúde”.

A enfermeira, Joice Martins, também concordou com as colegas. “É uma oportunidade e tanto, porque à cada capacitação, nós [profissionais de saúde] conquistamos mais conhecimentos, melhoramos nosso currículo e nosso desempenha no cuidado às pessoas”, pontuou.

IMG 4365 scaled 1
Joice Martins (enfermeira)

Segundo a Coordenadora Municipal da Atenção Básica, Morgana Lemos, “a iniciativa visa atualizar e nivelar conhecimentos dos profissionais de saúde, sobretudo, da área da enfermagem, que atuam diretamente nos cuidados de pessoas com ferimentos ou curativos”.

De acordo com o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “o investimento nas equipes resulta em profissionais mais preparos e dedicados nos atendimentos ao povo alcobacense, melhorando o serviço público de saúde”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Um morto durante operação policial em Alcobaça

O confronto aconteceu por volta das 11h30 da manhã deste domingo (26), no bairro Bugia, em Alcobaça, durante ação policial do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) para apurar denúncias anônimas da participação de vários homens armados na venda de drogas. O confronto armado contou...

Prefeito de Alcobaça é internado em hospital de Teixeira de Freitas com sintomas de infarto

Givaldo Muniz (Prefeito de Alcobaça) está internado no Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas, após passar mal com sintomas de início de infarto. Zico de Baiato (como é popularmente conhecido) sentiu mal estar na manhã desta segunda-feira (27) e precisou ser socorrido às pressas para...

Estão avançadas as obras de construção da praça do São José de Alcobaça

Essa é a segunda praça construída e entregue aos moradores de São José de Alcobaça num intervalo de seis meses. A primeira, inaugurada em janeiro deste ano, revitalizou um espaço baldio no Zezinho, melhorando a qualidade de vida, a referência, a segurança, o entretenimento...