Após ataque a Israel, EUA anunciam imposição de sanções contra o Irã

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (16/4), que imporá sanções contra o Irã nos próximos dias, em reação ao ataque a Israel no último fim de semana.

Em comunicado, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou que o presidente Joe Biden está em contato com parceiros e aliados, incluindo os membros do G7, para articular uma resposta aos ataques.

“Antecipamos que os nossos aliados e parceiros irão em breve aplicar as suas próprias sanções”, informou em comunicado publicado pela Casa Branca.

As medidas norte-americanas atingirão o programa de mísseis e drones iraniano, bem como afetar entidades que apoiam o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e o Ministério da Defesa do Irã.

“Além disso, continuamos a trabalhar através do Departamento de Defesa e do Comando Central dos EUA para fortalecer e expandir ainda mais a integração bem-sucedida da defesa aérea e antimísseis e dos sistemas de alerta precoce em todo o Médio Oriente, a fim de minar ainda mais a eficácia das capacidades de mísseis e drones do Irã”, destacou.

No último fim de semana, o Irã disparou contra Israel 350 drones, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e foguetes, que partiram do Irã, Iraque, Iêmen e instalações do Hezbollah, no Líbano.

A investida ocorreu em resposta à morte de oito pessoas em bombardeio contra instalações diplomáticas do Irã em Damasco, na Síria.

Israel e Hamas O ataque representou uma escalada nas tensões no Oriente Médio, que já está sob pressão com a guerra entre Israel e Hamas, que já dura mais de seis meses.

Em 7 de outubro de 2023, Israel declarou guerra contra o Hamas, após uma ação surpresa. Na ocasião, membros do grupo extremista invadiram o território israelense em uma operação que resultou em 1,2 mil mortes — entre as vítimas, três brasileiros — e mais de 200 foram levados reféns.

Em resposta, Israel passou a bombardear a Faixa de Gaza. A ONU, com base em informações do Ministério da Saúde local, que é dominado pelo Hamas, divulgou que mais de 30 mil palestinos morreram, sendo que pouco mais de um terço do montante seria formado por crianças.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em parceria com o SAC, TRE-BA leva atendimento a escolas de Ilhéus e Vitória da Conquista

O projeto TRE em Todo Lugar segue oferecendo atendimento por meio do SAC itinerante em instituições estaduais de ensino da Bahia, com itinerário pelos municípios do interior do estado.  Entre esta segunda (29) e sexta-feira (3), os serviços eleitorais estarão disponíveis para os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em

Após torturarem um colega em curso de formação, 14 policiais militares são presos

Policiais acusados de terem torturado um colega de corporação foram alvos de mandados de prisão temporária foram realizados na manhã desta segunda-feira (29) contra . Os 14 agentes policiais teriam passado oito horas torturando um soldado em curso de formação do Batalhão de Choque no Distrito Federal.   Danilo Martins, soldado, afirma que foi agredido

AstraZeneca admite à Justiça efeito colateral raro na vacina da Covid

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina que produz contra a Covid-19. A informação foi incluída em uma ação coletiva movida por pessoas que desenvolveram trombose após a vacinação na Inglaterra. No processo, 51 famílias pedem uma indenização de até R$ 700 milhões.