Após número expressivo em 2020, PV de Salvador terá apenas oito candidatos a vereador na eleição deste ano

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com as mudanças recentes na legislação, a eleição de 2024 marca uma novidade em relação ao último pleito e terá número de candidaturas reduzido para cada partido: apenas 44 nomes poderão ser lançados na chapa de vereadores. Com o advento das federações partidárias, o novo modelo deve se mostrar ainda mais desafiador para alguns partidos, já que a conta vale também para as federações.

 

A federação que mais chama a atenção é composta por PT, PCdoB e PV, a “Brasil da Esperança”. E, em Salvador, os dirigentes das siglas terão que ajustar a matemática para que o saldo seja positivo com a abertura das urnas. E a disputa por espaço na composição deve levar em conta o desempenho na última eleição.

 

Com apenas um eleito em 2020, o vereador André Fraga, o Partido Verde (PV) terá oito candidaturas registradas na capital baiana para 2024. O indicativo foi feito por Ivanilson Gomes, presidente da sigla na Bahia, durante contato com o Bahia Notícias. A título de comparação, em 2020 o PV lançou 64 candidaturas a vereador em Salvador.

 

“A divisão de espaço dentro da federação é baseada na votação que cada partido obteve em 2020. Baseado nisso, o Partido Verde dentro da federação terá um espaço de oito candidatos, entre homens e mulheres. Isso será preenchido”, disse o dirigente dos verdes.

 

Apesar da limitação, Ivanilson garante que o partido tem mais que oito pré-candidatos caso a federação precise de mais nomes. “Como fizemos em 2022 que precisou de mais candidatos para federal e estadual e nós tínhamos essas pessoas e colocamos. Mas a regra diz que nós temos esse espaço de oito. Já conversamos com todos os nossos pré-candidatos dizendo que vamos escolher os melhores para fazer a disputa”, acrescentou.

 

Além disso, nos bastidores é apontada a expectativa de que o PV mantenha a atual cadeira na Câmara de Salvador com o mandato de André Fraga, mesmo com o edil integrando a base do prefeito Bruno Reis (União).

 

A permanência de Fraga no PV foi alvo de especulações nos últimos meses, mas o fechamento da janela partidária no início de abril confirmou a manutenção dele no partido. O próprio prefeito Bruno Reis tentou alocar o aliado em uma legenda que fizesse parte do seu arco de apoio, mas o vereador bateu o pé e disse que não sairia do PV por sua identificação com as bandeiras da sigla.

 

No início de abril, em entrevista ao Bahia Notícias, André Fraga garantiu que não há constrangimento em se manter na base do atual prefeito de Salvador e afirmou que não teme nenhum tipo de retaliação por parte dos colegas de federação.

 

“Vou continuar apoiando Bruno Reis. Eu fui eleito na base do governo, porque que eu vou de repente virar oposição?”, questionou. “Não temo nenhuma represália. Fico até lisonjeado, porque as pessoas ficam preocupadas comigo. Talvez eles queiram dizer que o nosso trabalho está dando resultado, está dando visibilidade. Talvez eles estejam vendo que isso virará resultado eleitoral positivo, então é um pouco lisonjeiro para mim, mas estou trabalhando para isso, então esse é o resultado do trabalho”, ironizou.

 

“Antes da federação, havia o Partido Verde. A federação é a soma de três partidos, cada partido mantém sua autonomia, independência, bandeiras, ideologia, isso é importante deixar claro. Eu fui eleito no contexto de apoio ao prefeito Bruno Reis, quando o PV fazia parte da base. Esse é o compromisso que me mantém aqui na base do prefeito, na Câmara dos Vereadores. Vou votar com o governo sempre que eu considerar adequado, e eventualmente fazendo uma ou outra crítica do que a gente diverge, o que é natural na democracia”, acrescentou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura de Salvador entrega 44º campo de grama sintética em Novo Horizonte

A Prefeitura de Salvador inaugurou a Arena Novo Horizonte, neste domingo (26), o 44º campo de grama sintética na capital baiana. Localizado na Rua Gonçalves Júnior, o equipamento de lazer passou por uma requalificação para atender à população do bairro de Novo Horizonte e comunidades vizinhas. A entrega contou com a presença do prefeito Bruno

Declarações de Billie Eilish deixam fãs de Taylor Swift revoltados

Billie Eilish esteve a falar com os fãs numa conversa promovida pela plataforma de streaming StationHead. Quando foi questionada sobre se na próxima turnê iria interpretar a totalidade do seu novo álbum, 'Hit Me Hard And Soft', a cantora rejeitou a possibilidade e explicou porquê. "Isso significaria que os meus shows seriam muito longos. Se

Após polêmica com Rafa Kalimann, Globo toma atitude com atores

A coluna Fábia Oliveira, que tem amigos espalhados por todos os cantos, descobriu que a TV Globo decidiu tomar uma atitude com os atores do elenco da novela Família É Tudo, após uma polêmica envolvendo Rafa Kalimann. O nome da influenciadora tem estado em evidência, após a jornalista Anna Luiza Santiago, da coluna Play do