TAGS

Augusto Castro busca reeleição inédita em Itabuna enquanto oposição tem disputa por cabeça de chapa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Impulsionada pela influência do Rio Cachoeira e herdeira dos tempos áureos do cacau, Itabuna desponta como um dos vinte municípios mais relevantes do estado e no panorama eleitoral não é diferente. Atualmente, o município, que conta com mais de 141 mil eleitores e tem o sétimo maior colégio eleitoral baiano, deve protagonizar disputa acirrada entre duas forças políticas da região. 

 

Candidato à reeleição, o atual prefeito Augusto Castro (PSD) busca a consolidação no cargo com o apoio do governo. Eleito em 2020 com mais de 40 mil votos, equivalente a 39,50%, o gestor possui aliança com 10 siglas no atual cenário, incluindo o Partido dos Trabalhadores. Segundo o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, o prefeito busca ainda eleger cerca de 19 vereadores alinhados com partidos de sua base. A cidade nunca reelegeu um gestor.

 

Augusto Castro deve caminhar com uma união forçada da base aliada do governo Jerônimo Rodrigues após uma prévia entre filiados ao PT retirar a candidatura do ex-prefeito Geraldo Simões. Até o último final de semana, o também ex-deputado vinha mantendo ativa a sua pré-candidatura e, em meio a uma disputa acirrada que terminou com uma diferença de quatro votos contra a participação petista no pleito, acabou o demovendo da tentativa de retornar à prefeitura itabunense.

 

Na oposição, por sua vez, o ex-prefeito do município, José Nilton Azevedo Leal, o Capitão Azevedo (União Brasil) também aparece como uma das figuras carimbadas da política de Itabuna. Gestor do município entre 2009 e 2012, o Capitão também foi o principal opositor de Augusto nas eleições de 2020, sendo o segundo mais votado com 17,22% dos votos válidos. Apesar de estar sendo apontado como “a cabeça” de sua chapa na oposição, o site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, apurou que o Capitão da Polícia Militar pode apoiar, como vice, uma campanha em nome do deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade). 

 

Com pré-candidatura formalizada no mês passado, Fabrício “Pancadinha” (Solidariedade) se apresentou como uma alternativa à base governista em Itabuna. Pancadinha também já foi eleito vereador do município em 2020, cargo que se licenciou em 2023 para assumir um lugar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bahia registra mais de 25 mil novas vagas de emprego no ano, aponta Caged

  A Bahia gerou 12.482 postos com carteira assinada, em março, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é decorrente da diferença entre 86.774 admissões e 74.292 desligamentos. De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que sistematiza os dados oriundos do Ministério do

Jerônimo anuncia investimento de R$40 milhões no Programa Cisternas para o semiárido baiano

Municípios que têm sido afetados pela seca na Bahia estão entre os principais beneficiados pela política de segurança hídrica, que prevê a instalação de cisternas em comunidades rurais do semiárido baiano, anunciada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (30). No evento que aconteceu na Governadoria, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou contratos de chamamento

“O Porto veio para ficar”, treinador Beto Oliveira, traça objetivos do clube

Treinador do Porto Seguro, Beto Oliveira falou pela primeira vez sobre o desafio que terá pela frente na disputa para conseguir o acesso à elite do futebol baiano. Em entrevista à assessoria do clube, no último dia 22 de abril, o treinador falou sobre o projeto do clube xohã. "O Porto veio para ficar, vamos