TAGS

Chapada Diamantina: Governo faz nova licitação para construção de estrada em trecho de Ibicoara/Buracão

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A licitação para a pavimentação da estrada que dá acesso a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, deve sair do papel. A licitação foi lançada novamente, após o rompimento do contrato com a empresa vencedora ter sido rompido, em outubro de 2023. 

 

O rompimento do contrato teria sido por conta do atraso no cumprimento do cronograma da obra e o lançamento da obra também estava previsto para o primeiro período de 2024. A divulgação do certame, que será presencial, ocorreu nesta segunda-feira (29), através da secretaria de infraestrutura da Bahia (Seinfra), sendo agendado para a próxima terça-feira (7). A sessão ocorrerá na própria sede da secretaria, na Comissão de Licitação. 

 

A obra é um desejo antigo dos moradores e visitantes do local, que conta com diversos atrativos naturais. A estrada de barro com 27,4 km de extensão é conhecida na região como Estrada das Cachoeiras. Moradores e ativistas comunitários do município de Ibicoara já realizaram alguns protestos buscando alternativas para a estrada, que possui cerca de cinco comunidades rurais, além da trilha turística da Cachoeira do Buracão. 

 

 

VÍDEO: ?? Moradores protestam em prol da construção de ponte em estrada de acesso a ponto turístico de Ibicoara

Confira ?? pic.twitter.com/XUTLkbGYIX
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) January 31, 2024

 

O protesto, que reuniu moradores locais, guias turísticos e ativistas comunitários, chamou a atenção, principalmente, para a reconstrução da ponte que atravessava o Rio Mucugezinho, que caiu em novembro de 2021. Atualmente, a passagem pelo rio ocorre mediante a manutenção de uma barreira de cascalhos colocada por populares e pela Prefeitura. Segundo o guia turístico José Antônio, o acesso à estrada fica completamente impossibilitado durante os períodos de chuva, quando o volume do rio sobe e ultrapassa a barreira de cascalhos. 

 

“Até hoje, quando o rio enche, [a população e a prefeitura] sempre vêm fazendo aterro com cascalho. É uma ponte que dá acesso a várias comunidades como Canoão, Pedra Branca, Brejão, Baixão, além de dar acesso ao turismo do município. E, até então, não foi dada a essa estrada a manutenção, como deveria”, detalhou José.

 

NOVAS OPÇÕES

A região ganhou um novo atrativo para os amantes de esportes ao ar livre e adrenalina. Desde o dia 19 de janeiro, turistas e locais têm a oportunidade de desfrutar da nova tirolesa que percorre 1636 metros, situada na Estrada das Cachoeiras, em Ibicoara. Este trajeto é conhecido por conduzir aos cenários deslumbrantes das famosas cachoeiras Buracão e Fumacinha.

 

Os aventureiros podem escolher entre descer na tirolesa sentados em cadeirinhas ou optar pelo formato “Superman”, deslizando de braços abertos. O projeto, que atende a todos os requisitos de segurança, recebeu aprovação do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em Bom Jesus da Lapa, Bombeiros combatem incêndio em vegetação

Uma equipe de Bombeiros, do 20º Batalhão de Bombeiro Militar, combateu o incêndio que atingiu uma área de vegetação no bairro Mirante da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, na última quarta-feira (29).   A atuação para o combate ao fogo começou um pouco depois das 12h, após um pedido de ajuda

Em Guanambi, homem com mandado de prisão em aberto é preso

Um homem acusado de receptação foi preso, nesta terça-feira (28), em Guanambi, pelo 17º Batalhão de Polícia Militar. O suspeito possuía um mandado de prisão em aberto. As informações são do site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.   A Polícia Militar recebeu informações de que um homem teria comprado objetos oriundos de um furto

VÍDEO: Davi Brito, campeão do BBB 24, assume “cargo” em secretaria do Governo da Bahia

O ex-BBB Davi Brito foi selecionado como garoto propaganda para um dos principais programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia. Ele representará o projeto 'Bahia Sem Fome', um Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, com o objetivo de assegurar o acesso básico à alimentação para pessoas em situação de