Entenda como beber vinagre de maçã todos os dias ajuda a emagrecer

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A preocupação com o que chamam de epidemia da obesidade tem alarmado a população mundial. Em 2024, um estudo do The Lacent revelou que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com a doença crônica. Para tentar driblar as consequências devastadoras que estão atreladas à obesidade, especialistas passaram a investir em estudos que buscam remédios alternativos que apoiam o controle de peso.

Entre os aliados da balança, os especialistas estão indicando o vinagre de maçã como um ótimo agente de emagrecimento não farmacêutico. Um estudo publicado pela BMJ Nutrition, Prevention & Health recrutou 120 indivíduos com sobrepeso e obesidade para fazerem o experimento com o vinagre de maça. Durante 12 semanas, os adolescentes e jovens adultos participantes beberam até uma colher de sopa de vinagre diariamente e os resultados foram impressionantes.

O estudo revelou que o consumo diário de vinagre de maçã auxiliou na perda de cerca de sete quilos dos participantes Em média, cada participante conseguiu perder cerca de sete quilos depois de consumir a dose indicada pelos pesquisadores. Além da perda de peso, os entrevistados também apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos no fim de três meses.

Em entrevista para o portal Helth, Rony Abou-Khalil, doutor em química e um dos autores do estudo, revelou a motivação para a escolha da faixa etária dos entrevistados, que variava entre 12 e 25 anos.

“Esta faixa etária foi selecionada para abordar a falta de pesquisas sobre os efeitos do vinagre de maçã especificamente em indivíduos mais jovens, além de tentar intervir precocemente na vida dos mais novos para potencialmente prevenir complicações de saúde a longo prazo associadas à obesidade”, explicou Rony Abou-Khalil.

Vinagre de maçã X perda de peso De acordo com a pesquisa, o vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade O autor Abou-Khalil afirmou ao site internacional que ainda não estão muito claras as razões para o vinagre de maçã ter um impacto no processo de emagrecimento no organismo humano. Entretanto, os bons resultados da pesquisa fizeram com que o doutor em química elaborasse algumas teorias para o potencial efeito emagrecedor do vinagre.

“Um mecanismo proposto é que o vinagre de maçã pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, levando à redução da ingestão de calorias. Além disso, foi sugerido que o vinagre de maçã influencia o metabolismo e a sensibilidade à insulina, contribuindo potencialmente para a oxidação da gordura e redução do armazenamento de gordura”, afirmou Abou-Khalil.

Efeitos do vinagre de maçã O consumo diário do vinagre de maçã pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes O portal Helth também conversou com uma nutricionista para tentar entender os efeitos de tomar vinagre de maçã todos os dias. De acordo com Melissa Mitri, especialista em perda de peso, o ideal é diluir o vinagre de maçã em água antes de beber, para evitar alguns efeitos colaterais.

“O vinagre de maçã pode degradar o esmalte dos dentes e irritar o esôfago”, explicou Mitri. Além disso, ela detalhou que uma dose diária de vinagre de maçã também pode causar náuseas e retardar a digestão, representando um problema para pessoas que possuem problemas gástricos.

Outro ponto destacado pela nutricionista foi que o vinagre de maçã também pode interagir com outros medicamentos, como insulina, diuréticos e laxantes. “Por último, não é recomendado para quem tem doença renal, pois sua alta acidez pode sobrecarregar os rins”, disse Mitri.

Resultados preliminares Para um dos autores da pesquisa, ainda há lacunas nos resultados obtidos com o estudo Embora o resultado tenha gerado entusiasmo, é preciso estar atento ao que os autores chamam de limitações nas investigações. Para o próprio autor Rony Abou-Khalil, há lacunas sobre o tempo da pesquisa para encontrar os resultados. Para ele, doze semanas podem não ter sido suficientes para identificar uma associação firme entre vinagre de maçã e perda de peso.

Para ele, é preciso continuar a pesquisa com o vinagre de maça e acompanhar os resultados. “Estudos a longo prazo podem fornecer informações sobre a sustentabilidade dos efeitos observados e se quaisquer mudanças são mantidas ao longo do tempo”, acrescentou.

Outro fator que ainda precisa ser discutido é a falta de diversidade dos participantes da pesquisa, que teve foco apenas em adolescentes e jovens adultos, da região do Líbano. “O nosso estudo centrou-se na população libanesa e as práticas culturais e alimentares podem variar entre os diferentes grupos étnicos”, disse Abou-Khalil.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça de SP mantém medida protetiva de Ana Hickmann contra Alexandre Correa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) estendeu, por tempo indeterminado, a medida protetiva que Ana Hickmann tem contra o ex-marido Alexandra Correa, a quem acusa de violência doméstica. Por meio de nota enviada à Folha de S.Paulo , o TJ afirma que a decisão vai valer "enquanto perdurar

Vizinhos Protegidos: grupos de WhatsApp viram arma contra crime no DF

Pelo menos desde 2014, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conta com o projeto Rede Vizinhos Protegidos. Atualmente com 622 grupos no WhatsApp, a iniciativa consiste em criar “comunidades” no aplicativo de mensagens com moradores e PMs para servir de apoio ao policiamento operacional de cada área no combate ao crime. Entre 2019 e

Saiba mais sobre a Bola de Neve, igreja denunciada por ex-cantor do Raimundos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Rodolfo Abrantes, ex-integrante da banda Raimundos, relatou recentemente que ele e sua mulher, Alexandra Abrantes, sofreram abusos psicológicos cometidos por pastores da igreja Bola de Neve. "Feridas que demoram muito para curar", descreveu o cantor. Ele denunciou a congregação 13 anos após ter se afastado de uma de suas sedes