Tainá Conceição Santos (19 anos) faleceu neste domingo (08) após dar entrada na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), em Teixeira de Freitas. A unidade faz parte do sistema público municipal de saúde.
Por meio de nota, a Diretora Médica Técnica da UMMI, Karoline Pravato, confirmou a admissão da jovem na unidade de saúde no sábado (06), apresentando dores na região pélvica. Familiares, contudo, alegam ter informado à equipe médica informações sobre comorbidades e a inviabilidade da realização do parto normal, solicitando o procedimento cesáreo.
A decisão, no entanto, cabia aos profissionais de saúde, que acabaram optando pela realização do parto normal. Apenas no dia seguinte à internação, já no domingo (07), após a mudança do plantão, a médica, Dra. Elizabeth, teria avaliado a gravidade do quadro clínico, diagnosticando parada de evolução e a necessidade, de fato, da realização da cesariana, concordando com orientação inicial da família. Nesse momento, no entanto, a jovem estava agitada e com surtos psicóticos, não colaborando com a realização do exame físico.
A nota não informa esse diagnóstico no momento da admissão na unidade de saúde, o que levanta suspeita se teria sido provocado por algum procedimento médico ou medicamento prescrito, já que não ficou claro os motivos que levaram à essa condição, tendo em vista que ela já se encontrava há várias horas internada.
Ver essa foto no Instagram
A mãe, no vídeo acima, contesta a versão apresentada na nota divulgada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas
A família da jovem mãe pede justiça e esclarecimentos sobre o que levaram à morte de Tainá Conceição Santos. O corpo dela foi velado nesta segunda-feira (08), sob forte comoção. O bebê sobreviveu e segue sob observação.
Comentários Facebook