Golpistas viram sócios de empresas para esvaziar contas bancárias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nessa quarta-feira (17/4), estelionatários que deram golpe em diversas empresas da capital federal.

Os criminosos alteravam, ilegalmente, os estatutos sociais de empresas que tinham alta capacidade financeira, inserindo nomes de integrantes do grupo no quadro societário das vítimas. A fraude visava facilitar a transferência da titularidade das contas bancárias das empresas.

A investigação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo a unidade, o esquema era caracterizado por uma preparação detalhada, em que os criminosos selecionavam cuidadosamente suas vítimas, baseando-se na capacidade financeira delas.

Após a escolha do alvo, procediam com a falsificação de documentos e registros em juntas comerciais para efetivar a inserção de seus membros nos quadros societários.

Estima-se que mais de 20 pessoas jurídicas tenham sido identificadas como potenciais vítimas desse esquema, segundo a corporação.

Nessa quarta, durante monitoramento, policiais da DRCC realizaram a prisão em flagrante de dois membros-chave do grupo criminoso. As prisões ocorreram durante uma tentativa dos suspeitos de alterar a titularidade da conta bancária de uma empresa recém identificada como vítima. Um dos presos já possui registros anteriores por tráfico de drogas, utilização de documento falso e estelionato.

Os policiais seguem em diligências para aprofundar as investigações sobre os demais integrantes do grupo e possíveis cúmplices nas instituições envolvidas nas alterações documentais fraudulentas.

Ao final, os criminosos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude, uso de documento falso e falsidade documental e ideológica, com pena máxima de 28 anos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Treze anos depois, PMs acusados de matar menino Joel Castro vão a júri popular na próxima semana em Salvador

Na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, o ex-policial militar Eraldo Menezes de Souza e o tenente Alexinaldo Santana Souza, ambos denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo homicídio do menino Joel Conceição Castro, de 10 anos, em 21 de novembro de 2010, vão a júri popular. O crime ocorreu no bairro do Nordeste

Estudante é flagrada com faca na mochila que teria levado para furar colega, no interior da Bahia

Uma estudante de 16 anos foi apreendida no fim da tarde desta terça-feira (30), após ser flagrada com uma faca tipo peixeira escondida na mochila. Segundo informações da jovem, ela pretendia esfaquear uma colega da mesma idade na Escola Municipal João Paulo Fragoso, Conceição do Coité. As informações são da GCM (Guarda Civil Municipal). Para

Trailer de Planeta dos Macacos: O Reinado mostra importantes mortes

Faltando agora poucos dias para a sua estreia nos cinemas, o filme Planeta dos Macacos: o Reinado teve agora o seu trailer final divulgado pela 20th Century Studios. Como já revelado anteriormente, o filme se passa aproximadamente 300 anos após os eventos de Planeta dos Macacos: A Guerra de 2017. As cenas provocam grandes conflitos entre duas