Governo planeja entregar em junho plano de inteligência artificial

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou, nesta segunda-feira (29/4), que planeja entregar em junho um plano de ações sobre inteligência artificial. O texto será baseado na atualização feita pela pasta da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. A declaração da ministra aconteceu durante conversa com jornalistas no NETmundial+10, em São Paulo.

Segundo a ministra, a proposta será apresentada durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília entre 4 a 6 junho, após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nós queremos reunir os melhores exemplos para saber o que nós temos também de acúmulo de uso da inteligência artificial nesses desafios do dia a dia do povo brasileiro. E claro, nós vamos ter que fazer escolhas, escolhas do que é que nós vamos conduzir. A primeira ideia é que a gente possa usar a inteligência naquilo que o governo está decidindo que é prioritário, naqueles eixos estratégicos do governo”, explicou a ministra da Ciência e Tecnologia.

Luciana Santos reforça que será estudado o uso de supercomputadores em diferentes setores, como saúde, agricultura, infraestrutura e educação.

“Já tem um PL [projeto de lei] no Senado que nós estamos apoiando essa regulamentação da inteligência artificial, porque é preciso estabelecer mecanismos. Nós sabemos que o uso da inteligência artificial pode ser um grande risco, seja na questão democrática, seja na questão ética”, enfatizou a ministra.

Senado Federal O senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresentou, na última quarta-feira (24/4), o relatório preliminar sobre a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. O político é o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial.

O documento, ainda preliminar, unificou projetos de leis que tramitam na Casa sobre o uso da inteligência artificial, incluindo uma proposta de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Show de 10 horas é transferido para novo local em Salvador; entenda

O tão esperado show de 10 horas do cantor Bell Marques em Salvador, ganhou novidades nesta sexta-feira (17). O prometido evento, que vai celebrar os 10 anos de carreira do artista, além de ter data transferida para o dia 6 de julho, a apresentação também teve o local alterado para acontecer na capital baiana.   

Billie Eilish diz não ser mais um personagem ao lançar disco ‘Hit Me Hard and Soft’

(FOLHAPRESS) - Era um fim de tarde chuvoso qualquer para quem deixava Manhattan em direção ao Brooklyn e às demais periferias de Nova York para voltar para casa depois do trabalho nesta quinta-feira. No entanto, em meio aos semblantes de cansaço que dominavam o metrô, havia uma multidão que se destacava, composta sobretudo por garotas

Paulo Mathias adota cão após tutor entrar em lista de desaparecidos

O jornalista Paulo Mathias decidiu adotar o cãozinho que agarrou sua perna enquanto ele comandava ao vivo o Chega Mais, direto do Rio Grande do Sul (RS). Nesta quinta-feira (16/5), o apresentador do SBT arrancou lágrimas de Regina Volpato e Michelle Barros ao contar a novidade. “Eu tinha dito pra vocês que ele tinha um